XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EXPERIÊNCIA E AUTONOMIA: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA (CRIO) NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) Autor: PATRICK DANZA GRECO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68451
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 31/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68451
Resumo:
Título: EXPERIÊNCIA E AUTONOMIA: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA (CRIO) NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) Autor: PATRICK DANZA GRECO
Nº do Conteudo: 68451
Catalogação: 24/10/2024 Liberação: 31/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68451
Resumo:
A presente dissertação relata a experiência de ensino de História realizada
no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) por meio da implantação de um
projeto extracurricular de Relações Internacionais (R.I.), o qual levou à criação de
um clube de R.I. (CRIO) e, consequentemente, à ampliação dos alcances originais
da proposta. Pensa a cultura própria da instituição, seus limites e oportunidades,
para a construção de um ensino de História mais amplo. Advoga a possibilidade e
a necessidade dessa construção, apontando alguns caminhos temáticos, mas sempre
partindo da ação criadora discente e lastreando toda a experiência na autonomia dos
alunos. Como intervenção pedagógica que está a ocorrer, coloca-se em permanente
elaboração, trazendo este trabalho uma reflexão teórica das ações até aqui
realizadas inspirando-se em formulações e conceitos de Paulo Freire, bell hooks e
E.P.Thompson.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |