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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONHECIMENTOS DOCENTES E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: DILEMAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Autor: RAFAEL AROSA DE MATTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68428
Catalogação: 22/10/2024 Liberação: 28/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68428&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68428&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68428
Resumo:
Título: CONHECIMENTOS DOCENTES E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: DILEMAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Autor: RAFAEL AROSA DE MATTOS
Nº do Conteudo: 68428
Catalogação: 22/10/2024 Liberação: 28/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68428&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68428&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68428
Resumo:
Recentemente, temos observado um aumento significativo no
reconhecimento do raciocínio geográfico como crucial para a formação e atuação
de docentes de Geografia. Esta pesquisa visa analisar como licenciandos em
Geografia mobilizam conhecimentos adquiridos em suas formações para
desenvolver aulas baseadas em raciocínios geográficos durante o estágio docente
no Colégio de Aplicação da UFRJ. A estrutura da tese compreende seis capítulos.
No primeiro capítulo, abordamos quais são os objetivos fundamentais da geografia
como disciplina escolar. A resposta a essa questão perpassa pelo entendimento do
que definimos como Raciocínio Geográfico, respaldado por diversas fontes e
referências, entre as quais, Paulo Cesar da Costa Gomes, Lana Cavalcanti, Sonia
Castellar e Clare Brooks. No segundo capítulo abordaremos as contribuições
teóricas de dois autores do campo da educação. Em Lee Shulman buscamos
identificar os diferentes conhecimentos mobilizados pela prática docente,
compreendendo-a como um trabalho intelectual que envolve um amplo processo de
raciocínio pedagógico. Por sua vez, Basil Bernstein nos fornece um entendimento
do processo de recontextualização pedagógica, no qual os docentes transformam o
conhecimento a ser ensinado a partir de diferentes princípios e códigos. O terceiro
capítulo apresenta os diversos aspectos metodológicos que orientaram a pesquisa.
Trata-se de um estudo de caso com método indutivo e abordagem qualitativa. Como
procedimentos metodológicos foram realizadas observações de reuniões de
orientação, entrevistas a respeito da relação entre as trajetórias formativas e o
processo de desenvolvimento de aulas-regência e análise documental de materiais
didáticos produzidos pelos licenciandos. No quarto capítulo, o foco está nas
trajetórias de formação dos licenciandos. O quinto capítulo analisa o processo de
elaboração das aulas-regência pelos licenciandos dentro do contexto do Estágio
Supervisionado. São examinados dados sobre os fatores que influenciaram a
escolha dos temas das aulas-regência, a relação com diferentes aspectos das
trajetórias formativas individuais, o impacto e os conhecimentos mobilizados nas
reuniões de orientação, bem como as iniciativas de pesquisa, consulta e estudo no
desenvolvimento do trabalho. Por fim, o sexto capítulo se concentra na
identificação e análise dos elementos geográficos presentes nas aulas-regência
desenvolvidas pelos licenciandos. A pesquisa apresenta subsídios para se pensar na
integração de conhecimentos essenciais aos futuros professores para que sejam
capazes de destacar a relevância da disciplina geográfica no complexo contexto
escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |