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Título: DESENVOLVIMENTO DE UM ATUADOR ELETROMECÂNICO PARA VÁLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO DE FUNDO DO POÇO
Autor: RICARDO NAOYUKI ALVES DE MORAES SAWAGUCHI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68417
Catalogação:  22/10/2024 Liberação: 22/10/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68417&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68417&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68417

Resumo:
A busca por maior eficiência, sistemas confiáveis e redução da pegada de carbono é uma tendência na indústria de Petróleo e Gás (OeG). A Completação Inteligente de Poços (IWC) tornou-se amplamente adotada, e a Válvula de Controlede Influxo/Intervalo (ICV) desempenha um papel significativo no controle da vazão de produção e injeção. A eletrificação dos ativos de OeG, incluindo as ferramentas de IWC, oferece um benefício duplo de aumento dos fatores de recuperação e alinhamento com os esforços globais de descarbonização. Para desenvolver uma ICV Elétrica, é necessário projetar um atuador eletromecânico capaz de operar sob condições desafiadoras e limitações de energia elétrica. Esta dissertação apresenta o projeto e os testes de um atuador eletromecânico em um protótipo de ICV Elétrica em escala real. O desempenho do atuador foi avaliado por meio de uma combinação de modelagem matemática e testes empíricos sob várias condições operacionais, incluindo alta e baixa temperaturas e pressões diferenciais. Os principais resultados desta pesquisa demonstraram que o modelo matemático apoiou efetivamente o design do atuador, com os resultados calculados alinhando-se com os testes funcionais em temperatura ambiente e pressão diferencial zero.

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