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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ALIANÇA ESCATOLÓGICA NA NOVA JERUSALÉM: INFLUÊNCIA DE JR 31,31-34 EM AP 21,2-4 Autor: RANI DOS SANTOS JABER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DE LOURDES CORREA LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68409
Catalogação: 22/10/2024 Liberação: 24/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68409
Resumo:
Título: A ALIANÇA ESCATOLÓGICA NA NOVA JERUSALÉM: INFLUÊNCIA DE JR 31,31-34 EM AP 21,2-4 Autor: RANI DOS SANTOS JABER
Nº do Conteudo: 68409
Catalogação: 22/10/2024 Liberação: 24/10/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68409&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68409&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68409
Resumo:
A Aliança escatológica na Nova Jerusalém de Ap 21,2-4 pouco tem sido
considerada em sua relação com o célebre texto de Jr 31,31-34 sobre a Nova
Aliança. São muitos os aspectos que os aproximam, bem como aproximam os
próprios livros de Apocalipse e Jeremias, relações ainda não suficientemente
estudadas. Levando-se em conta a hipótese mais aceita de data de composição do
livro do Apocalipse por volta do ano 95 d.C., há, já de início, uma situação histórica
comum a ambos: a destruição de Jerusalém e do Templo, o sofrimento do Povo de
Deus sob um poder opressor, a desolação iminente e inevitável. A respeito do
conteúdo do livro, a esperança de uma restauração futura em termos de uma aliança
definitiva e inabalável, é promessa principal em um e outro. Esta pesquisa detevese sobre as relações existentes entre a subseção de Ap 21,2-4, sobre a aliança
escatológica na nova Jerusalém, e a seção bem delimitada de Jr 31,31-34, que trata
da nova aliança prometida para dias futuros. Ambos os textos apresentam o adjetivo
nova (καινή), a fórmula da aliança bilateral – inclusive como elemento central às
suas estruturas – e uma sequência de orações que marcam o fim de um tempo (não
mais: em Ap 21,4 e em Jr 31,33-34 no TM ou na LXX) e
confirmam a novidade do que está sendo inaugurado. Com isso, ainda que se
reconheça a influência de outros textos bíblicos sobre o texto de Ap 21,2-4, sendo
comum ao autor do Apocalipse várias referências veterotestamentárias na
composição de uma única imagem ou cena, acredita-se que Ap 21,2-4 esteja,
também, fazendo alusão a Jr 31,31-34 no que lhe é próprio de contribuição,
sobretudo sobre o aspecto da aliança. O ideal da Nova Aliança de Jr 31,31-34 só se
cumpre plenamente no capítulo final da história humana, na aliança escatológica de
Ap 21,2-4. Contudo, a aliança escatológica estabelecida na nova Jerusalém, ainda
ultrapassa o que fora prometido em Jr 31,31-34: o relacionamento de Deus com Seu
Povo é aprofundado ainda mais, como também o é a ausência de mediações. Esta
pesquisa apresenta análises exegéticas das passagens bíblicas de Ap 21,2-4 e Jr
31,31-34 a partir do método histórico-crítico, e aplica, conforme Markl, os critérios
de Manfred Pfister para averiguação de possíveis relações intertextuais existentes
entre eles. Alcança-se com isto um aprofundamento maior das perícopes, mais vasto
e detalhado resultado de conexões entre os textos e evidências da relação entre
ambos. Se é certo que, no livro de Jeremias, Babilônia e Jerusalém ocupam interesse
central do profeta, se estão ali apresentadas em contraposição, se já se identificou a
influência das profecias de Jeremias nos capítulos do livro do Apocalipse destinados
ao Juízo da Babilônia, não se pode ignorar que, nos capítulos destinados à salvação
escatológica na nova Jerusalém haja igualmente influência do profeta.
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