$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: INTEGRAÇÃO MULTISSENSORIAL: UMA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS VISUAIS-PROPRIOCEPTIVOS E A SENSAÇÃO DE EMBODIMENT
Autor: ANDERSON BARCELOS DE MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THOMAS EICHENBERG KRAHE - ORIENTADOR
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 68389
Catalogação:  21/10/2024 Liberação: 21/10/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68389&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68389&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68389

Resumo:
Para formar uma percepção unificada do estado do organismo e de suas relações com o meio, o sistema nervoso combina informações de diversas modalidades sensoriais por meio de processos de integração multissensorial. Em algumas ocasiões, dados de diferentes canais sensoriais podem fornecer informações conflitantes sobre um determinado aspecto da realidade, como nos experimentos de desenho guiado por espelho e na ilusão da caixa-espelho, nos quais as estimativas posicionais informadas pela visão e pela propriocepção entram em conflito. Além da contribuição direta dos dados sensoriais para a formação do conflito visual-proprioceptivo, também participa do processo o embodiment, que se refere à sensação subjetiva de possuir e dispor do próprio corpo e de suas partes. Este estudo integrou os paradigmas experimentais da caixa-espelho e do desenho guiado por espelho para examinar se o aprendizado da tarefa de desenho poderia reduzir o conflito visual-proprioceptivo e se essa diminuição se refletiria na tarefa com a caixa-espelho e no embodiment. Os resultados confirmaram o viés posicional produzido pela ilusão da caixa-espelho e indicaram que o aprendizado da tarefa do desenho guiado por espelho pode reduzir o conflito visual-proprioceptivo. Além disso, diferenças significativas entre mulheres e homens foram observadas nos dois experimentos, especialmente na tarefa de desenho, sugerindo diferenças entre os sexos na resolução de conflitos visuais-proprioceptivos pelos processos de integração multissensorial. Por fim, potenciais implicações teóricas e clínicas dos resultados são discutidos brevemente, como por exemplo, a possível participação dos processos perceptuais aqui estudados na etiologia de transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia nervosa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui