$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE PROJETOS DE FORTALECIMENTO DE CADEIAS DE VALOR DA SOCIOBIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA REDD EARLY MOVERS EM MATO GROSSO
Autor: MARIANA MELO GOGOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FABIO RUBIO SCARANO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68323
Catalogação:  07/10/2024 Liberação: 07/10/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68323&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68323&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68323

Resumo:
O Brasil está no centro do debate sobre a importância da bioeconomia e seu papel no desenvolvimento sustentável. O país, com sua vasta diversidade biocultural, abriga 20 por cento das espécies do planeta, com mais da metade de seu território coberto por vegetação nativa. O agroextrativismo emerge como uma estratégia para integrar produtos da sociobiodiversidade aos mercados, estimulando o desenvolvimento econômico local, a conservação da biodiversidade e o consumo sustentável. Neste contexto, o fortalecimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade representa uma alternativa ao modelo predatório atual e tem sido cada vez mais discutido no âmbito de projetos de cooperação internacional, a exemplo do Programa Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) Early Movers de Mato Grosso (REM MT) que apoia organizações de base da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais. O Programa REM MT, contratou 21 projetos com esta finalidade no primeiro semestre de 2023 e prevê a execução de cerca de R$ 40 M em 12 meses. Essas iniciativas representam um grande desafio em termos de monitoramento e avaliação, processos cruciais para o êxito dos projetos. Sendo assim, este trabalho identifica e avalia procedimentos e ferramentas de M(e)A do Programa REM MT e o contrapõe com outros programas socioambientais análogos em curso no país. Compreender quais os procedimentos e instrumentos utilizados em outros programas permite a elaboração de uma proposta de monitoramento adequada e possibilita a proposição de eventuais melhorias em processos já estabelecidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui