$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: OS PROCESSOS DE ESTRUTURAÇÃO SOCIOESPACIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PLANEJAMENTO URBANO À LUZ DA LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
Autor: ANA CAROLINE GOMES BANDEIRA BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68170
Catalogação:  24/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68170&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68170

Resumo:
A Constituição Federal de 1988 marca um importante passo na história recente do planejamento urbano na cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, ocorreram ao longo do tempo distintas tentativas de se ordenar o espaço a partir da operalização de programas, planos e políticas urbanas com base nos mais variados arcabouços teóricos e eixos práticos de ação. O texto constitucional efetiva o ideal democrático fundamentado, entre outros, nos arts. 182/183 que se referem especificamente à relação entre questão urbana e cidadania. Esse novo paradigma jurídico aponta para o ideal de cidade enquanto bem comum, levando a que todas as esferas de planejamento devam a estar submetidas ao interesse coletivo como pressuposto à sua realização. Será analisado neste trabalho, sob abordagem teórico-conceitual, o que efetivamente se espera e o que se cumpre do Plano Diretor e do Plano Estratégico; se tais projetos físico-territoriais são capazes de implementar objetos de regularização que compreendam paisagem urbana e vida nas cidades, atuando na regulamentação da gestão urbana participativa, envolvendo diferentes atores em todas as fases do processo; e valorizando a compreensão cidadã acerca dos aparatos técnicos capazes de orientar uma (re)produção de cidade construída por todos e para todos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui