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Coleção Digital
Título: ESTRUTURAS DE ALTO CUSTO NO RASTREIO DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (TDL) E NA PRÁTICA CLÍNICA: UMA ABORDAGEM PSICOLINGUÍSTICA Autor: VANESSA SANTOS DE JESUS VICENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68148
Catalogação: 23/09/2024 Liberação: 23/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68148&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68148&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68148
Resumo:
Título: ESTRUTURAS DE ALTO CUSTO NO RASTREIO DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (TDL) E NA PRÁTICA CLÍNICA: UMA ABORDAGEM PSICOLINGUÍSTICA Autor: VANESSA SANTOS DE JESUS VICENTE
Nº do Conteudo: 68148
Catalogação: 23/09/2024 Liberação: 23/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68148&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68148&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68148
Resumo:
Este estudo apresenta o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
(TDL), caracterizando suas manifestações nos diferentes subdomínios linguísticos
e o estado-da-arte da pesquisa sobre este em diferentes línguas. Foca-se, sobretudo,
no impacto do TDL no domínio sintático, destacando estruturas que requerem
processamento de dependências de longa distância, sob a ótica da computação
sintática em tempo real, em uma abordagem psicolinguística que incorpora uma
concepção minimalista de língua. Em relação ao rastreio do TDL, 49 escolares com
idades entre 6 e 12 anos, sem diagnóstico prévio, foram testados por meio do
módulo sintático da bateria MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades
Linguísticas) e pela Tarefa de Repetição de Sentenças (TRS) proposta neste estudo.
34,6 por cento dos escolares apresentaram risco, segundo resultados do MABILIN I.
Acrescentam-se ao estudo 18 crianças diagnosticadas com TDL que foram
submetidas aos mesmos instrumentos, investigando-se a sensibilidade do TRS na
detecção de riscos para TDL. Crianças com desempenho atípico no MABILIN
tendem a exibir múltiplas alterações sintáticas no TRS, sugerindo ser este teste
instrumental para rastreio e diagnóstico do TDL. Alterações morfológicas
adicionais estiveram associadas a graus mais severos de TDL. Quanto ao
acompanhamento clínico, o estudo investiga se intervenções focadas em sentenças
de alto custo podem beneficiar o desempenho linguístico de crianças com TDL. Um
estudo longitudinal com 6 dos 18 pacientes com TDL utilizou o módulo sintático
do MABILIN como norteador para intervenção. Conclui-se que a integração da
TRS à bateria MABILIN pode ser eficaz para o diagnóstico do TDL. Intervenções
direcionadas a sentenças de alto custo demonstram potencial para instrumentalizar
o avanço no desempenho linguístico de crianças com TDL.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |