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Título: DESIGUALDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA TERRITORIAL
Autor: BEATRIZ CAPISTRANO GUEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68117
Catalogação:  19/09/2024 Liberação: 19/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68117&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68117

Resumo:
Este estudo investiga de que maneira a ideia de Justiça Territorial se relaciona com a desigualdade digital na educação básica brasileira no período pandêmico, que foi escolhido como ponto de partida pela sua singularidade marcada por desafios sem precedentes na educação. A pandemia de COVID-19 não apenas interrompeu abruptamente o funcionamento das instituições educacionais, mas também exacerbou desigualdades preexistentes, especialmente no acesso à tecnologia e à educação digital. O fechamento de escolas físicas e a transição para o ERE destacaram as disparidades de infraestrutura, acesso à internet e competência digital entre alunos de diferentes contextos socioeconômicos e geográficos Como aporte teórico para o conceito de Inclusão Digital, foi utilizado os autores: Araújo (2019,), Scavino e Candau (2020) e Silva (2021), já o aporte teórico para Justiça Territorial foi montado com os seguintes autores: Castilho (2016), Lima (2020), Madeira e Vale (2015) e Van Den Brule (2020). A metodologia fundamentou-se por uma revisão bibliográfica, utilizou-se o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Scielo, inicialmente foram encontradas 55 pesquisas (somando ambas as plataformas). Posteriormente, foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin (1977) para seleção e categorização das pesquisas. Os resultados revelaram um panorama de injustiça territorial em espacialidades mais vulneráveis da população, revelando dificuldades de acesso ao espaço digital e educacional no recorte temporal de 2020 a 2023.

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