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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESIGUALDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA TERRITORIAL Autor: BEATRIZ CAPISTRANO GUEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68117
Catalogação: 19/09/2024 Liberação: 19/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68117&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68117
Resumo:
Título: DESIGUALDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA TERRITORIAL Autor: BEATRIZ CAPISTRANO GUEIROS
Nº do Conteudo: 68117
Catalogação: 19/09/2024 Liberação: 19/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68117&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68117
Resumo:
Este estudo investiga de que maneira a ideia de Justiça Territorial se
relaciona com a desigualdade digital na educação básica brasileira no período
pandêmico, que foi escolhido como ponto de partida pela sua singularidade
marcada por desafios sem precedentes na educação. A pandemia de COVID-19
não apenas interrompeu abruptamente o funcionamento das instituições
educacionais, mas também exacerbou desigualdades preexistentes,
especialmente no acesso à tecnologia e à educação digital. O fechamento de
escolas físicas e a transição para o ERE destacaram as disparidades de
infraestrutura, acesso à internet e competência digital entre alunos de diferentes
contextos socioeconômicos e geográficos Como aporte teórico para o conceito de
Inclusão Digital, foi utilizado os autores: Araújo (2019,), Scavino e Candau (2020)
e Silva (2021), já o aporte teórico para Justiça Territorial foi montado com os
seguintes autores: Castilho (2016), Lima (2020), Madeira e Vale (2015) e Van Den
Brule (2020). A metodologia fundamentou-se por uma revisão bibliográfica,
utilizou-se o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação (ANPED) e da Scielo, inicialmente foram encontradas 55 pesquisas
(somando ambas as plataformas). Posteriormente, foi aplicada a análise de
conteúdo de Bardin (1977) para seleção e categorização das pesquisas. Os
resultados revelaram um panorama de injustiça territorial em espacialidades mais
vulneráveis da população, revelando dificuldades de acesso ao espaço digital e
educacional no recorte temporal de 2020 a 2023.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |