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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: CARTOGRAFIAS ESTÉTICO-POLÍTICAS DAS ARTES E CURADORIAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS Autor: RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68056
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056
Resumo:
Título: REANTROPOFAGIA, VÉXOA, MOQUÉM SURARÎ, HÃHÃW: CARTOGRAFIAS ESTÉTICO-POLÍTICAS DAS ARTES E CURADORIAS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEAS Autor: RANDRA KEVELYN BARBOSA BARROS
Nº do Conteudo: 68056
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68056
Resumo:
Neste estudo, busca-se investigar o projeto curatorial e expositivo de quatro
mostras coletivas articuladas por integrantes dos povos originários:
ReAntropofagia: coletiva de arte contemporânea com artistas indígenas
brasileiros (2019); Véxoa: nós sabemos (2020); Moquém_Surarî: arte indígena
contemporânea (2021) e Hahãw: arte indígena antirracista (2022). A expressão
Arte Indígena Contemporânea (AIC), proposta por Jaider Esbell (2018), é
discutida conceitual e historicamente, pois demarca a insurgência de exposições
indígenas que buscam dialogar com as instituições de arte brasileira (galerias e
museus). Nesse sentido, é fundamental estudar noções que contribuem para a
reflexão sobre as obras de autoria indígena presentes nessas mostras, tais como
relacionamento (Casé Angatu, 2021); alianças afetivas (Ailton Krenak, 2016);
txaísmo (Jaider Esbell, 2021); racismo anti-indígena/etnogenocídio (Geni Núñez,
2019); pilhagem epistemológica (Henrique Freitas, 2016); opacidade e
transparência (Édouard Glissant, 2021), entre outras. Assim, trabalha-se com as
perspectivas estéticas e políticas das expografias, em consonância com as vozes
intelectuais indígenas, que cada vez mais se difundem e debatem sobre o próprio
fazer artístico em diferentes suportes para além do texto escrito. A investigação
realizada constrói uma pesquisa predominantemente qualitativa, de caráter
bibliográfico, que recorre às múltiplas línguas e linguagens utilizadas por essas
comunidades para expressar o pensamento. O trabalho demonstra que os critérios
hegemônicos do campo da arte têm sido questionados por artistas indígenas que
tanto denunciam a exclusão histórica dos seus corpos nesse cenário quanto
convidam o público ao deslocamento estético e à reflexão crítica. Assim, esta
pesquisa contribui para ampliar as investigações no âmbito das artes indígenas
contemporâneas e ressaltar a força do movimento de as próprias pessoas
indígenas estarem reconstruindo imagens sobre os povos originários no Brasil por
meio de diversas expressões artísticas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |