$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ECONOMIA POLÍTICA DA INFÂNCIA: DESVENDANDO OS CAMINHOS DO CONTEÚDO AUDIOVISUAL INFANTIL PLATAFORMIZADO
Autor: THAMIRES SALGADO DOS SANTOS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA MAURICIO (PATRICIA MAURICIO CARVALHO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68026
Catalogação:  16/09/2024 Liberação: 16/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68026&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68026&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68026

Resumo:
O sistema capitalista impacta diretamente a produção do conteúdo direcionado às crianças, formando uma cultura de massa, a atual cibercultura, e o consumo em larga escala, deixando marcas significativas no desenvolvimento cultural das crianças na primeira infância. Dois dos principais pontos desta discussão são a padronização da infância e a discussão sobre a responsabilização do conteúdo veiculado a partir de algoritmos das plataformas em meio à crescente sociedade do cansaço. Assim, o objetivo principal deste trabalho é compreender como o sistema capitalista influencia a produção dos conteúdos audiovisuais infantis brasileiros. Para isso, parte-se da contextualização do sistema capitalista neoliberal e de seu desenvolvimento histórico, relacionando-o com sua atual fase enquanto sistema de vigilância. Destaca-se a crescente padronização da infância e dos produtos voltados para esse público, sobretudo com a ascensão das novas mídias, a lógica bidirecional de comunicação e a mundialização do capital. É neste panorama que a dissertação apresenta dois estudos. O primeiro foi dedicado à realização de uma revisão sistemática da literatura sobre as novas narrativas audiovisuais infantis plataformizadas e seus efeitos na infância. Os principais resultados apontam o excesso de responsabilização para os pais em detrimento de uma maior regulação das mídias e conglomerados que as financiam. O segundo estudou contempla uma análise dos 12 canais de maior audiência no YouTube com conteúdo voltado para crianças, com foco especial nos canais: Maria Clara e JP e Kids Diana Show. Foram selecionados vídeos para posterior transcrição e análise lexical através do software IRaMuTeQ. Através de nuvem de palavras e análise de similitude, identificaram-se palavras recorrentes e padrões de discurso que reforçaram o consumo, o acúmulo e a homogeneização da cultura. Conclui-se que o desenvolvimento infantil, sob uma perspectiva de cultura e identidade, está intrinsecamente ligado ao sistema econômico vigente. A padronização dos conteúdos infantis reflete a influência do sistema capitalista na infância, ressaltando a importância de uma análise crítica e de intervenções para regulamentar as mídias, responsabilizar plataformas no intuito de promover um desenvolvimento saudável, seguro e representativo das crianças, o que é garantido a elas por direito. Portanto, faz-se necessário investir mais em estudos e políticas públicas para a regulação das plataformas digitais, destacando a necessidade de compreender não apenas a utilização dos dispositivos, mas principalmente a qualidade e responsabilidade dos conteúdos veiculados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui