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Coleção Digital
Título: ENQUADRANDO A CHINA: REPRESENTAÇÕES CINEMÁTICAS NO SISTEMA INTERNACIONAL EM MUDANÇA Autor: THAIS VIEIRA SEGALL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68008
Catalogação: 13/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68008&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68008
Resumo:
Título: ENQUADRANDO A CHINA: REPRESENTAÇÕES CINEMÁTICAS NO SISTEMA INTERNACIONAL EM MUDANÇA Autor: THAIS VIEIRA SEGALL
Nº do Conteudo: 68008
Catalogação: 13/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68008&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68008
Resumo:
Esta monografia se dedica a entender a construção da imagem da China nos
filmes Dr. No e O Amanhã Nunca Morre da série James Bond 007, sob
um viés comparativo entre os períodos da Guerra Fria e do pós-Guerra Fria.
Para isso, esta pesquisa utiliza o arcabouço metodológico de Shapiro e parte
de uma imagem compartilhada da China nos dois momentos históricos,
encontrada por meio de autores canônicos das RI. Na Guerra Fria, a
imagem é de um país chave para o cenário mundial, e muito relevante,
mesmo em um contexto bipolar, mas que não apresenta o risco do ponto de
vista da revolução mundial. No pós-Guerra Fria, a imagem é bidimensional,
pois metade dos autores observam a ascensão chinesa como uma ameaça, e
a outra metade não o faz. Nos filmes, a representação da imagem da China
se aproxima da literatura em alguns aspectos, em especial na representação
do aspecto bidimensional no O Amanhã Nunca Morre. Foi possível
concluir, que a construção da imagem d China se dá de forma diferenciada
nos dois momentos, apresentando rupturas e continuidades. as
continuidades presentes na construção da imagem da China se atêm
majoritariamente a aspectos negativos, enquanto as rupturas dessa imagem
demonstram alguns avanços em direção a uma imagem mais positiva do
país.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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