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Avançada


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Título: O BRASIL E A CRIAÇÃO DO G-20 COMERCIAL: O INSTRUMENTO PARA INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL
Autor: FERNANDA TORRES FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEANE CORNET NAIDIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67964
Catalogação:  11/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67964&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67964

Resumo:
O presente trabalho busca compreender a política externa desempenhada durante o governo Lula, mostrando como esta política externa, caracterizada como mais ativa e assertiva, foi desenvolvida a fim de atingir o compromisso central de garantir uma presença soberana do Brasil no mundo. Sendo para tanto, mais afirmativo na busca de maior democratização das relações internacionais, de forma a garantir a sua autonomia, os seus interesses nacionais e seu poder de voz no sistema internacional. Nesse sentido, a presente pesquisa se pautará na atuação de liderança exercida pelo Brasil para a criação do G-20 comercial como meio de atuação para a Conferência Ministerial de Cancun. Indicando como esta coalizão representou não apenas o adensamento do diálogo e das parcerias sul-sul para a busca de uma mudança da geografia comercial e política do mundo, favorável aos países em desenvolvimento, mas principalmente, como esta serviu aos próprios interesses do Brasil.

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