$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PESQUISA NACIONAL DE ABORTO (PNA): UMA COMPARAÇÃO GERAL ENTRE A PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2010 E A EDIÇÃO DE 2016
Autor: SOFIA DE SOUZA LIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA SARAH DA SILVA TELLES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67952
Catalogação:  10/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67952&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67952

Resumo:
O Aborto se consolidou como uma questão de saúde pública nas últimas décadas. Tendo em vista casos exponenciais de complicações de abortos inseguros e de mortalidade materna, surgiu o interesse científico em rastrear dados do impacto desse cenário preocupante na vida social brasileira por meio da primeira edição da Pesquisa Nacional de Aborto. Com efeito, a cada edição, a PNA mapeia dados e, assim, não apenas possibilita o acompanhamento da evolução de casos de abortos para a elaboração de políticas públicas, mas também provoca um debate público mais sólido sobre o tema. Dessa forma, a monografia objetiva responder a pergunta: Qual a relação entre a primeira edição da PNA e sua versão seguinte? Para tanto, é necessário esmiuçar os Planos Nacionais de 2010 e 2016 a partir do perfil de mulheres que realizam o abortamento e suas condições. Também é preciso discutir sobre a mortalidade materna relacionada ao aborto e as razões pelas quais são forçadas a colocar suas vidas em risco. Para isso, essa pesquisa, de natureza exploratória, realiza a revisão de parte da literatura sobre o aborto relacionada a questões raciais, de gênero e saúde pública por meio de pesquisa bibliográfica. Conclui-se que não foram significativas as mudanças da primeira edição da PNA em relação à edição seguinte. Além disso, apesar da redução da mortalidade materna em decorrência do aborto durante esse período, infelizmente as mulheres de vida precária - negras e pobres - persistem como as maiores vítimas de uma necropolítica relacionada à criminalização do aborto no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui