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Coleção Digital

Avançada


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Título: FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS
Autor: ANGELICA ANDRADE CASTELLO BRANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA PAULA SOARES CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67949
Catalogação:  10/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67949&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67949

Resumo:
Cada vez mais a sociedade civil tem organizado espaços não-formais de ensino, como é o caso dos cursos pré-vestibulares comunitários (PVC), que se expandiram nas últimas três décadas. Trata-se de organizações sem fins lucrativos, compostas por professores voluntários e uma equipe de coordenadores (voluntária ou com algum vinculo institucional empregatício). Tais espaços se tornaram campo de pesquisa acadêmica, quase sempre compreendidos pela teoria dos movimentos sociais. Apesar da relevância dos professores voluntários na construção dos cursos PVC, ainda são poucos os estudos sobre suas práticas e implicações na formação profissional. É neste campo que a pesquisa se construirá. Por meio de uma revisão bibliográfica e entrevista, o presente trabalho analisa a instituição PVC de modo a identificar alguns aspectos gerais sobre formação docente na prática do professor voluntário.

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