$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PROBLEMAS QUE LEVAM A GERAÇÃO DE DÍVIDA TÉCNICA DE CÓDIGO EM SISTEMAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA
Autor: RODRIGO GALDINO XIMENES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS KALINOWSKI - ORIENTADOR
TATIANA ESCOVEDO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67941
Catalogação:  10/09/2024 Liberação: 10/09/2024 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67941&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67941&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67941

Resumo:
[Contexto] A dívida técnica (DT) em sistemas de aprendizado de máquina (AM), assim como sua contraparte em engenharia de software (ES), tem o potencial de levar a retrabalhos futuros, representando riscos para produtividade, qualidade e moral da equipe. No entanto, compreender melhor os problemas relacionados ao código que levam à DT em sistemas de AM ainda é um campo em aberto. [Objetivo] Este artigo tem como objetivo identificar e discutir a relevância de problemas que levam a DT no código de AM ao longo do ciclo de vida do AM. [Método] O estudo compilou inicialmente uma lista de problemas potenciais que podem levar à DT no código de AM, analisando as fases do ciclo de vida do AM e suas tarefas típicas. Posteriormente, a lista de problemas foi refinada através da avaliação da prevalência e relevância dos problemas que levam à DT no código de AM por meio de feedback coletado de profissionais da indústria em duas sessões de grupos focais. [Resultados] O estudo compilou uma lista inicial de 34 problemas que potencialmente contribuem para DT em código-fonte de sistemas de AM. Através de duas sessões de grupos focais com nove participantes, esta lista foi refinada para 30 problemas que levam à DT relacionada ao código de AM, sendo 24 considerados altamente relevantes. A fase de pré-processamento de dados foi a mais crítica, com 14 problemas considerados altamente relevantes em potencialmente levar a uma DT grave no código de AM. Cinco problemas foram considerados altamente relevantes na fase de criação e treinamento do modelo e quatro na fase de coleta de dados. A lista final de problemas está disponível para a comunidade. [Conclusão] A lista pode ajudar a aumentar a conscientização sobre os problemas a serem tratados ao longo do ciclo de vida do AM para minimizar a acumulação de DT, ajudando a melhorar a manutenibilidade de sistemas de AM.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui