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Título: ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE: VISIBILIDADE ELEITORAL E AMERICANIZAÇÃO NAS CANDIDATURAS A DEPUTADO FEDERAL EM 2018 E 2022
Autor: RAUL MARQUES PIMENTEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67935
Catalogação:  10/09/2024 Liberação: 10/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67935

Resumo:
Campanhas eleitorais passam por transformações provocadas pelo uso de anúncios políticos online, sobretudo a partir do surgimento de tecnologias digitais originadas nos EUA pós-2016. O objetivo dessa dissertação, portanto, é investigar essa transformação em campanhas eleitorais brasileiras, uma vez que há lacuna nessa área de estudos no Brasil. É conduzida revisão teórica sobre a visibilidade eleitoral no contexto político brasileiro, sobre o tradicional conceito de americanização e sobre os anúncios políticos online – objeto do que se chama, no Brasil, de impulsionamento. Duas abordagens empíricas são adotadas: a primeira é quantitativa e analisa as despesas de candidaturas para Deputado Federal em 2018 e 2022; a segunda é qualitativa e investiga, com entrevistas semiestruturadas, percepções de profissionais de campanha sobre o uso do recurso. Resultam disso três pontos: (1) anúncios políticos online são utilizados como meio compensatório de visibilidade eleitoral para campanhas com menor orçamento total; (2) anúncios políticos online são utilizados como mecanismo complementar de visibilidade eleitoral para campanhas de maior orçamento; e (3) há claro ganho de influência de plataformas pertencentes a empresas americanas hegemônicas no mercado digital nas eleições brasileiras.

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