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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE: VISIBILIDADE ELEITORAL E AMERICANIZAÇÃO NAS CANDIDATURAS A DEPUTADO FEDERAL EM 2018 E 2022 Autor: RAUL MARQUES PIMENTEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67935
Catalogação: 10/09/2024 Liberação: 10/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67935
Resumo:
Título: ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE: VISIBILIDADE ELEITORAL E AMERICANIZAÇÃO NAS CANDIDATURAS A DEPUTADO FEDERAL EM 2018 E 2022 Autor: RAUL MARQUES PIMENTEL
Nº do Conteudo: 67935
Catalogação: 10/09/2024 Liberação: 10/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67935
Resumo:
Campanhas eleitorais passam por transformações provocadas pelo uso de
anúncios políticos online, sobretudo a partir do surgimento de tecnologias digitais
originadas nos EUA pós-2016. O objetivo dessa dissertação, portanto, é investigar
essa transformação em campanhas eleitorais brasileiras, uma vez que há lacuna
nessa área de estudos no Brasil. É conduzida revisão teórica sobre a visibilidade
eleitoral no contexto político brasileiro, sobre o tradicional conceito de
americanização e sobre os anúncios políticos online – objeto do que se chama, no
Brasil, de impulsionamento. Duas abordagens empíricas são adotadas: a primeira é
quantitativa e analisa as despesas de candidaturas para Deputado Federal em 2018
e 2022; a segunda é qualitativa e investiga, com entrevistas semiestruturadas,
percepções de profissionais de campanha sobre o uso do recurso. Resultam disso
três pontos: (1) anúncios políticos online são utilizados como meio compensatório
de visibilidade eleitoral para campanhas com menor orçamento total; (2) anúncios
políticos online são utilizados como mecanismo complementar de visibilidade
eleitoral para campanhas de maior orçamento; e (3) há claro ganho de influência de
plataformas pertencentes a empresas americanas hegemônicas no mercado digital
nas eleições brasileiras.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |