$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS: IMPACTOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL NAS MEDIDAS DE SEGURANÇA
Autor: LARA MONTEIRO BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VICTORIA AMALIA DE BARROS CARVALHO GOZDAWA DE SULOCKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67909
Catalogação:  09/09/2024 Liberação: 09/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67909&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67909

Resumo:
Este artigo examina as inadequações históricas no tratamento de pessoas com transtornos mentais no sistema penal brasileiro, enfatizando a importância da Resolução n 487 de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Historicamente, o critério da periculosidade foi utilizado de maneira inconstitucional para justificar sanções penais indefinidas, resultando em tratamentos prolongados e punitivos que violavam o princípio da dignidade humana. Os manicômios judiciários funcionaram como instituições de exclusão e isolamento, contrastando com os avanços da Reforma Psiquiátrica, que promove cuidados em meio aberto e reintegração social. O Caso Ximenes Lopes vs Brasil, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, foi um marco importante que destacou a necessidade de proteger os direitos das pessoas com transtornos mentais. A Resolução n 487 do CNJ foi elaborada para alinhar o sistema de justiça brasileiro às diretrizes internacionais de direitos humanos e às reformas internas promovidas pela Lei Antimanicomial. Esta resolução objetiva garantir que as pessoas com transtornos mentais recebam tratamento adequado, respeitoso e digno, evitando práticas punitivas e discriminatórias, promovendo a desconstitucionalização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui