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Título: LIBERDADE ENTRE MUROS: REPENSANDO O PAPEL DA ELITE NA (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES BRASILEIRAS A PARTIR DO CENÁRIO CARIOCA
Autor: MAYARA FURLANI ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA BROWNING GILL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67897
Catalogação:  09/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67897&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67897

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as muitas maneiras nas quais a elite carioca busca (re)produzir as desigualdades no Rio de Janeiro e assim se manter distante daquele "outro" que causa incômodo e mal-estar. Para isso, a análise é traçada a partir de uma discussão histórica, embasada pelas teorias pós-coloniais e decolonias afim de entender a importância de levar em consideração as muitas especificidades do caso brasileiro. O fenômeno da desigualdade social é discutido a partir de duas categorias principais: classe, através das obras de Jessé Souza, e raça, a partir dos estudos da branquitude no Brasil. O último capítulo busca entender como a segregação urbana na Zona Sul carioca, em especial no caso do bairro do Leblon, está intimamente ligada aos mecanismos usados pela elite afim de perpetuar as desigualdades sociais e aos pactos forjados pela branquitude afim de manter seus privilégios. Ao analisar três espaços diferentes dentro do bairro, o espaço público, semi-público e privado, é possível traçar as diferentes interações que se darão entre o "eu" e o "outro" e a partir dai entender o apelo que os enclaves fortificados , como os condomínios residenciais, tem apresentado para as elites nas última décadas.

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