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Coleção Digital
Título: O MITO DA INCLUSÃO: FAVELA COMO UM ESPAÇO DE AUSÊNCIA DE OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES Autor: LAIS BARBOSA ANTUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA BROWNING GILL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67894
Catalogação: 09/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67894&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67894
Resumo:
Título: O MITO DA INCLUSÃO: FAVELA COMO UM ESPAÇO DE AUSÊNCIA DE OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES Autor: LAIS BARBOSA ANTUNES
Nº do Conteudo: 67894
Catalogação: 09/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67894&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67894
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo mostrar porque as favelas não estão
incluídas no conjunto da cidade do Rio de Janeiro. A desigualdade
localizada nas favelas ultrapassa questões econômicas e de segurança,
sendo resultado de um sistema social avaliativo, capaz de qualificar e
desqualificar sujeitos a partir de uma determinada subjetividade e
condução da vida. Esse sistema reproduz as estruturas históricas de
marginalização, criando uma hierarquização moral entre sujeitos, de acordo
com os códigos, símbolos, padrões de comportamento que estes
apresentam. Por ser um processo de classificação imperceptível, a
desqualificação e qualificação de uma determinada “condução da vida” se
reflete na sociedade como a busca pela eficiência e produtividade, e o
consequente mérito dos indivíduos. Portanto, sistemas educacionais, em
específico as universidades - configurando ambientes que com mais força
legitimam a ideia de eficiência, produtividade e racionalidade para alcançar
o mérito individual, ou seja, a ascensão social -, reproduzem desigualdades
históricas, ao invés de diminuí-las.
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NA ÍNTEGRA |
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