$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA NAS ORGANIZAÇÕES: UM OLHAR PARA AS MÃES SOLO
Autor: DEBORA FELIZARDO AHMAD DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67880
Catalogação:  05/09/2024 Liberação: 12/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67880&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67880&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67880

Resumo:
Esta dissertação objetivou compreender como profissionais que trabalham em empresas de grande porte e que são mães solo, experienciam o conflito trabalhofamília. A escolha desta temática deu-se diante da percepção de que as vivências dessas mulheres são diferentes daquelas que vivem com companheiros (as), mas têm sido pouco estudadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja fundamentação se baseia na interpretação e na compreensão dos fenômenos estudados. Foram realizadas entrevistas com dez mães solo com filhos de até 12 anos de idade e que trabalham em empresas multinacionais, e o método de análise empregada foi a análise temática. Os resultados apontaram que o conflito decorrente da sobrecarga de trabalho associada às intensas atividades de cuidado, podem impactar negativamente na saúde das mães solo, de forma que algumas entrevistadas relataram fazer uso de medicações, além de terapia e atividade física, para lidar com esses efeitos. Além disso, a rede de apoio foi mencionada como um importante recurso para amenizar o conflito trabalho-família, porém, essa não é uma realidade para todas as mães solo, pois esse usufruto depende dos recursos disponíveis, tanto humanos quanto financeiros. Como estratégias de enfrentamento do conflito trabalho-família, foram apontadas a modalidade de trabalho remoto ou híbrido como uma opção importante para minimizá-lo, bem como o recurso às redes de apoio familiar ou profissional. As entrevistadas também apontaram sugestões de ações a serem implementadas pelas empresas, de forma a contribuir para atenuar o conflito trabalho-família.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui