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Título: DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Autor: KLISLAINE DE LIMA ALEXANDRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67873
Catalogação:  05/09/2024 Liberação: 12/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67873&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67873&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67873

Resumo:
Embora o Brasil seja composto por uma população diversa, as empresas no país não refletem essa diversidade, evidenciando desigualdades, sobretudo nas posições de poder. Isso pois, os regimes de desigualdade criados pelas empresas mantêm os interesses dos grupos dominantes, limitando a mobilidade de pessoas de grupos minorizados e reforçando as disparidades de classe, gênero, raça, entre outras. Neste contexto, o presente trabalho investigou como a empresa farmacêutica Herbarium atua na promoção de diversidade, equidade e inclusão (DE(e)I) em sua força de trabalho, avaliando suas principais iniciativas, bem como os facilitadores e desafios enfrentados na implementação dessas práticas. Para isso, foi realizado um estudo de caso único com abordagem qualitativa, utilizando análise documental e entrevistas semiestruturadas com oito participantes-chave da organização. Os resultados permitiriam identificar os seguintes fatores essenciais para iniciar e sustentar o processo de mudança em busca de DE(e)I no ambiente organizacional: 1) a importância do letramento na conscientização sobre desigualdades; 2) o papel da liderança como exemplo a ser seguido; 3) a escuta ativa como ferramenta da gestão da diversidade; 4) a necessidade de revisar processos organizacionais; 5) o estabelecimento de metas claras; 6) a função central do gestor de DE(e)I; e 7) os grupos de afinidade como impulsionadores da mudança.

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