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Título: EQUIDADE DE GÊNERO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DE POLÍTICAS E AÇÕES ORGANIZACIONAIS EM UMA CONSTRUTORA BRASILEIRA
Autor: ALANE DE OLIVEIRA BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67812
Catalogação:  03/09/2024 Liberação: 03/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67812&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67812&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67812

Resumo:
A presente tese tem como objetivo entender como as funcionárias de uma empresa brasileira do ramo de construção civil estão percebendo, interpretando e construindo o sentido acerca das ações que essa empresa vem implementando com o intuito de diminuir a desigualdade de gênero no ambiente organizacional. A tese subjacente a esse objetivo é que a construção de um ambiente mais igualitário em termos de gênero depende, principalmente, do entendimento, da criação e do compartilhamento dos sentidos - entre as pessoas - sobre a importância da busca por igualdade de gênero e sobre a pertinência das ações voltadas a esse propósito. Para compreender a construção desse entendimento coletivo, a perspectiva teórica do sensemaking foi explorada nessa tese com vistas a entender o processo de sensegiving da construtora e as transformações de significados diante das mudanças que estão ocorrendo, no ambiente organizacional, para ampliar a igualdade de gênero nessa empresa. Para aprofundar o entendimento desse sentido, criado e compartilhado entre as funcionárias da empresa pesquisada, elegeu-se a lente teórica desenvolvida por Joan Acker que discute as subestruturas de gênero, os regimes de desigualdade e o trabalhador ideal forjados nos contextos organizacionais. O método de pesquisa escolhido é o qualitativo, mais aderente a investigações de cunho interpretativista, como a endereçada nesta tese. Foram realizadas entrevistas individuais e em grupo focal com trabalhadoras mulheres que atuam na construtora escolhida para a pesquisa. Além de uma pesquisa documental com a exploração de e-mails e conteúdos publicados em redes sociais. A análise dos dados das entrevistas foi feita através da análise de narrativa temática buscando entender como as funcionárias vêm interpretando e criando sentidos relativos às políticas e iniciativas que a empresa vem implementando. Para a análise documental a análise de conteúdo foi usada para entender a implementação da Gestão da Diversidade. Dentre os principais achados da pesquisa, destaca-se que que o patriarcado, enquanto sistema social, é uma barreira que impende a evolução do processo de construção de sentido acerca das políticas que buscam um ambiente mais igualitário de gênero, todavia, os exemplos positivos compartilhados pelas mulheres trouxeram esperança por um ambiente mais igualitário de gênero. Chamou atenção, durante as entrevistas, que muitas das entrevistadas não sabiam sobre práticas e políticas, houve a necessidade de explicar o que a construtora está implementando. A importância da liderança dentro do processo pela busca de um ambiente mais igualitário de gênero é outro achado desta pesquisa. Espera-se que a pesquisa contribua para os estudos sobre gestão de pessoas e gestão da diversidade ao explorar o processo de implementação de políticas que buscam por diversidade e inclusão. Para os estudos feministas, espera-se contribuir para o entendimento de como o tema igualdade de gênero vem sendo interpretado, na prática, no contexto das organizações. Para os estudos organizacionais, em especial para a perspectiva do sensemaking, busca contribuir com o desvelamento do processo de sensegiving acerca das iniciativas voltadas para a promoção da diversidade de gênero em uma organização de grande porte.

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