XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O VÍDEODESIGN E A CULTURA MATERIAL NÃO HEGEMÔNICA: UMA NOVA REALIDADE PASOLINIANA Autor: NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67773
Catalogação: 29/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773
Resumo:
Título: O VÍDEODESIGN E A CULTURA MATERIAL NÃO HEGEMÔNICA: UMA NOVA REALIDADE PASOLINIANA Autor: NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO
Nº do Conteudo: 67773
Catalogação: 29/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773
Resumo:
Esta pesquisa aborda o vídeodesign, estratégias narrativas, produção e
memória de cultura material e os níveis de realidade propostos por Pier Paolo
Pasolini. O trabalho tem como campo o projeto Rocinha, Foco na Cultura,
realizado com técnicas do Museu da Pessoa, parceria do Laboratório DHIS,
Rocinha em Foco e Museu Sankofa da Rocinha e contou com apoio financeiro do
edital Favela Inteligente, realizado pela FAPERJ. Este visa difundir trabalhadores
locais como forma a nutrir a memória de suas práticas e ampliar a difusão e
valorização dos saberes. Assim, a dissertação parte do pressuposto de que há uma
invisibilidade relativa para a mídia hegemônica e para a academia dos processos
produtivos das culturas periféricas. Já no âmbito do audiovisual, o objetivo é
compreender se há uma nova realidade Pasoliniana na multiplicidade de
alternativas de uso deste veículo na contemporaneidade. Seu recorte experimental
realiza um vídeo que narra essa nova especificidade centrada na multiplicidade de
suportes e funções. A união entre universidade e favela, mídias sociais e museus,
audiovisual e materialidades diversas, o artesanal e o industrial e ainda entre
memória e difusão são algumas relações que serão usadas para propor uma nova
realidade na lógica do autor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |