$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: TRABALHO E CAPITALISMO: PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA E DESIGUALDADE SOCIAL
Autor: JOANA VALENTE SANTANA
VERA LUCIA BATISTA GOMES
BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 67607
Catalogação:  19/08/2024 Liberação: 03/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67607&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67607&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.67607

Resumo:
Este artigo, orientado pela teoria social marxiana, mediante pesquisa bibliográfica e documental, busca caracterizar a condição de dependência da inserção do Brasil como país periférico no desenvolvimento do capitalismo contemporâneo, enfatizando as particularidades da Amazônia. Discute o padrão produtivo dessa Região que tende à produção de commodities minerais e agrícolas, com consequências negativas na vida social de trabalhadores/as assalariados/as e dos povos e comunidades tradicionais, que padecem da precariedade dos serviços ofertados pelo Estado. Conclui-se pela necessidade da continuidade dos estudos que apreendam com radicalidade essa realidade e das lutas pela superação das condições estruturais de produção de pobreza e miséria na Região.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui