XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRABALHANDO A DIVISÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS: A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE Autor: JOSIANI APARECIDA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DANIA GONZALEZ MORALES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67603
Catalogação: 19/08/2024 Liberação: 19/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67603
Resumo:
Título: TRABALHANDO A DIVISÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS: A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE Autor: JOSIANI APARECIDA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 67603
Catalogação: 19/08/2024 Liberação: 19/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67603
Resumo:
O aprendizado das quatro operações fundamentais, sobretudo a divisão, é
um desafio para muitos educadores e estudantes na Educação Básica, a aquisição
deste algoritmo muitas vezes é um processo mecânico e sem sentido. Este
trabalho visa disponibilizar, instigar e oportunizar estratégias para auxiliar o
processo de ensino-aprendizado, que muitas vezes se torna monótono e sem
sentido, para que se torne algo prazeroso e significativo através de resoluções de
problemas abordados através de sequências didáticas, nas quais o educando possa
refletir sobre seu aprendizado e tornar-se agente ativo no seu processo de
aprendizagem. Com esse intuito, fazemos um estudo de como a divisão é parte
intuitiva do processo de aquisição do conhecimento humano, e que a seu modo o
ser humano buscou estratégias para desenvolvê-la. Em seguida, fazemos um
estudo das metodologias de George Pólya e Antoni Zabala, que tratam,
respectivamente, de resoluções de problemas e de sequências didáticas. Além
disso, propomos uma situação-problema abordando essas metodologias. Enfim,
apresentamos um produto educacional que foi elaborado de maneira independente
como fruto de todo o estudo desta dissertação. Ele tem como objetivo sugerir
atividades que proporcionem aos seus educandos um momento lúdico, cercado de
aventuras e de desafios na aprendizagem de Matemática.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |