$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PERSPECTIVAS MATERNAS SOBRE O EXERCÍCIO DA MATERNIDADE E O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR COM SEUS FILHOS: OLHARES SOBRE O CÁRCERE E MEDIDAS ALTERNATIVAS AO ENCARCERAMENTO
Autor: PRISCILA REGINA ALVES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67524
Catalogação:  12/08/2024 Liberação: 12/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67524&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67524&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67524

Resumo:
A presente dissertação analisa como a conjunção de direitos à maternidade e à convivência familiar com filhas(os) se manifesta no cotidiano de famílias de mulheres-mães que tiveram a experiência da privação de liberdade e a vivência de forma alternativa ao encarceramento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de entrevistas narrativas com duas mães que tiveram as experiências supracitadas. A análise das narrativas sobre as vivências dessas mulheres possibilitou ricas reflexões sobre um tema ainda pouco pesquisado.Dentre os resultados alcançados, constatou-se um forte sentimento de culpa por parte das mães pela impossibilidade de cuidarem de seus filhos. As angústias das mães, privadas de liberdade, são potencializadas pela ausência de notícias sobre osfilhos, onde estão, com quem estão e para onde vão. Além disso, observou-se que as medidas alternativas ao encarceramento foram muito benéficas às famílias das participantes, pois os cuidados e os vínculos familiares com seus filhos foram mantidos, evitando, novamente, serem presas e o rompimento do convívio. A pesquisa revelou que, diante do encarceramento de mães, a conjunção do direito à maternidade e à convivência familiar tem sido um grande desafio para a efetivação de direitos humanos e para as políticas públicas. Conclui-se, assim, ser necessário um maior investimento na articulação entre as instituições que compõem o Sistema de Justiça Criminal e o de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, com a finalidade de promover, efetivamente, a convivência familiar e comunitária, assim como o fortalecimento da função protetiva das famílias.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui