$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DAS NARRATIVAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DE PETRÓLEO
Autor: RODRIGO VEREZA CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67520
Catalogação:  12/08/2024 Liberação: 12/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67520

Resumo:
Em suas operações, companhias abertas devem se comunicar com seus investidores e toda a comunidade financeira. Para isso devem articular estrategicamente suas narrativas de modo que atendam conjuntamente às necessidades de divulgação da empresa e necessidades de informação do mercado, de maneira simétrica. Para uma empresa estatal e de combustível fóssil, em virtude das características inerentes à sua composição societária e ao segmento onde atua, os desafios de comunicação podem se mostrar ainda maiores. O objetivo do presente trabalho é analisar as comunicações oficiais da área de Relações com Investidores da Petrobras para compreender: (1) Quais principais temas emergem das narrativas e (2) Como os temas são articulados e aplicados narrativamente para viabilizar o sensemaking estratégico para seus investidores. A pesquisa foi qualitativa com paradigma intepretativista. O design de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi o departamento de relações com investidores da empresa estudada. O corpus de pesquisa compreendeu material público de 2012 até 2022, disponível no site de relações com investidores da empresa. Os dados utilizados são dados públicos e provenientes de fontes documentais. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de narrativa temática de Riessman (2008) e a operacionalização da análise temática foi elaborada conforme metodologia proposta por Braun e Clarke (2021). Foram identificados e mapeados nove eixos temáticos presentes na comunicação da Petrobras com seus investidores: Petrobras Protagonista, Petrobras Competitiva, Petrobras Responsável, Petrobras Realizadora, Petrobras – Fatores fora de Controle, Petrobras Brasil, Petrobras Confiante, Petrobras Resiliente e Nova Petrobras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui