XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DAS NARRATIVAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DE PETRÓLEO Autor: RODRIGO VEREZA CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67520
Catalogação: 12/08/2024 Liberação: 12/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67520
Resumo:
Título: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA COMUNICAÇÃO COM INVESTIDORES: UMA ANÁLISE TEMÁTICA DAS NARRATIVAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DE PETRÓLEO Autor: RODRIGO VEREZA CALDAS
Nº do Conteudo: 67520
Catalogação: 12/08/2024 Liberação: 12/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67520&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67520
Resumo:
Em suas operações, companhias abertas devem se comunicar com seus
investidores e toda a comunidade financeira. Para isso devem articular
estrategicamente suas narrativas de modo que atendam conjuntamente às
necessidades de divulgação da empresa e necessidades de informação do mercado,
de maneira simétrica. Para uma empresa estatal e de combustível fóssil, em virtude
das características inerentes à sua composição societária e ao segmento onde atua,
os desafios de comunicação podem se mostrar ainda maiores. O objetivo do
presente trabalho é analisar as comunicações oficiais da área de Relações com
Investidores da Petrobras para compreender: (1) Quais principais temas emergem
das narrativas e (2) Como os temas são articulados e aplicados narrativamente para
viabilizar o sensemaking estratégico para seus investidores. A pesquisa foi
qualitativa com paradigma intepretativista. O design de pesquisa utilizado foi o
Estudo de Caso. A unidade de análise foi o departamento de relações com
investidores da empresa estudada. O corpus de pesquisa compreendeu material
público de 2012 até 2022, disponível no site de relações com investidores da
empresa. Os dados utilizados são dados públicos e provenientes de fontes
documentais. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de
narrativa temática de Riessman (2008) e a operacionalização da análise temática foi
elaborada conforme metodologia proposta por Braun e Clarke (2021). Foram
identificados e mapeados nove eixos temáticos presentes na comunicação da
Petrobras com seus investidores: Petrobras Protagonista, Petrobras Competitiva,
Petrobras Responsável, Petrobras Realizadora, Petrobras – Fatores fora de
Controle, Petrobras Brasil, Petrobras Confiante, Petrobras Resiliente e Nova
Petrobras.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |