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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL Autor: DANIELLE LARRATE DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - ORIENTADOR
SILVIA ILG BYINGTON - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67474
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474
Resumo:
Título: LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL Autor: DANIELLE LARRATE DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - ORIENTADOR
SILVIA ILG BYINGTON - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67474
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474
Resumo:
O presente trabalho, intitulado “Lições de uma Casa Velha: um Estudo de Caso
sobre o Solar Grandjean de Montigny e a importância da Educação Patrimonial para a
Preservação de Bens Culturais no Brasil”, tem como objetivo evidenciar a contribuição
que a Educação Patrimonial pode fornecer para a preservação dos monumentos
históricos, em especial do Solar Grandjean de Montigny, que será utilizado aqui como
um estudo de caso. Para tal, realizar-se-á a análise do papel do tombamento na
perpetruação física de um monumento, mas não na sua memória. Dessa forma, torna-se
evidente como a memória, no caso do Solar, perpetuou-se apenas em partes, isto é,
somente com o esquecimento. Visando modificar essa realidade, será apresentada uma
proposta educativa dentro do campo da Educação Patrimonial, enfatizando sempre que
os bens culturais estão presentes no cotidiano dos alunos e, por esse motivo, devem
também fazer parte da sala de aula.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |