$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE O COMANDANTE E O SOLDADO DA FEB A INVESTIDURA DE UM LEGADO E AS DUAS CAMPANHAS (1943-51)
Autor: DANIEL MARTINS COSTA B PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67472
Catalogação:  06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67472&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67472

Resumo:
Esta pesquisa de monografia pretende analisar o processo de reintegração dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) a partir do advento de sua desmobilização, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45) no Ocidente. Ao assumir que a reintegração dos expedicionários sofreu profundas mudanças decorrentes da maneira como justamente foi conduzida a política de reinserção social e política destes pelo Estado à sociedade brasileira, o Aviso Ministerial nº 217-185, despachado pelo Ministério da Guerra, ainda quando os febianos estavam na Europa, torna-se peça central para examinar tanto as ações tomadas pelos veteranos, tendo em vista o papel desempenhado pela Associação de ExCombatentes do Brasil (AECB), quanto as iniciativas posteriores do governo brasileiro, confusas e demoradas, relegando aos proclamados heróis de guerra o desamparo e o esquecimento. A hipótese desta monografia entrevê que a questão em torno da dissolução da FEB foi, não somente um evento marcado por tensões do cenário político nacional do Estado Novo (1937-45), mas também foi um marco decisivo na história da FEB, tornando o antes, o durante e o depois da Campanha da Itália instantes fundamentais para compreender as nuances por trás do controverso processo de reintegração social e política dos ex-combatentes, valendose da construção de uma ideia de uma “segunda” campanha, após a guerra, em pleno território brasileiro. Com o objetivo de responder a esta questão central, esta monografia prevê o estudo de dois objetos, unidos por ideais e separados por outros, conforme as circunstâncias institucionais e políticas que cercearam todas as fases da divisão expedicionária: o marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes e o soldado da FEB, comandante da FEB e o coletivo referente aos demais febianos, respectivamente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui