XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GEOMETRIA ANALÍTICA E DANÇA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: LIVIA MARA DA PENHA FONSECA VIDAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TATIANA FERNANDES SODERO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67470
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67470
Resumo:
Título: GEOMETRIA ANALÍTICA E DANÇA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: LIVIA MARA DA PENHA FONSECA VIDAL
Nº do Conteudo: 67470
Catalogação: 06/08/2024 Liberação: 06/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67470&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67470
Resumo:
Este trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino dos
fundamentos da Geometria Analítica aos professores dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, utilizando a dança como meio. Inicia-se com a apresentação da
história da dança, seguida de uma reflexão sobre as contribuições das atividades
físicas em geral para as atividades cognitivas, sob a perspectiva da Neurociência,
convidando o docente a considerar métodos que incorporem o movimento ao ensino
na realização de uma prática diferenciada, lúdica e atrativa. A construção da base
teórica para essa proposta é fundamentada em autores renomados, como Vygotsky,
Piaget, Ausubel e Montessori. Em seguida, é apresentado um breve estudo da
Geometria Analítica, abordando sua origem histórica, aplicações atuais e conceitos
fundamentais. A análise dos documentos curriculares oficiais revela que esse ramo
da matemática, embora muitas vezes negligenciado, deve ser introduzido já na
primeira série do Ensino Fundamental, prevenindo assim dificuldades em etapas
posteriores. Por fim, o trabalho oferece sugestões práticas para a implementação
das ideias apresentadas, visando enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o
ensino da Geometria Analítica mais acessível e envolvente para os alunos desde o
início de sua trajetória escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |