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Título: AS ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE LGBTI+ NO RIO DE JANEIRO DE 1950 A 1990 OU O ANACRONISMO COMO POTÊNCIA
Autor: RODRIGO FAOUR TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67460
Catalogação:  01/08/2024 Liberação: 19/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67460&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67460&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67460

Resumo:
Esta tese traz à tona histórias até então caladas, esquecidas, subestimadas ou vistas sobre novos prismas acerca da cena LGBTI+ do Rio de Janeiro a partir da década de 1950, quando os homossexuais (masculinos) começam a ser mais notados (e não apenas apontados) no espaço público da cidade, na época dos concursos de fantasias dos bailes carnavalescos da Praça Tiradentes. A partir de então, procurou-se mapear os principais espaços de convivência, eventos, costumes, gostos e códigos culturais dessa comunidade que fizeram do Rio uma metrópole bastante gay dos anos 1950 aos 1980, na vanguarda do tema no país. Tudo isso baseado em depoimentos de personalidades de destaque, pioneiros ativistas, mas também personagens anônimos cujas histórias são igualmente representativas, além de uma farta documentação, incluindo a da imprensa normativa e da nascente imprensa gay. Em meio a um contexto hostil, extremamente moralista e homofóbico, incluindo perseguições e estigmas diversos, tais depoimentos mostram a capacidade de resistência e superação de gays, lésbicas, travestis, transformistas, transexuais e bissexuais cariocas ou que escolheram a cidade para morar. Uma população que conseguiu, apesar de tudo, exercer com fervor sua maneira de ser neste período e está viva para contar e celebrar detalhes submersos de uma história que até então corriam o risco de ser apagados.

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