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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RAÇA E VIRTUAL INFLUENCER: UM ESTUDO CRÍTICO EM MARKETING, COM O USO DA SEMIÓTICA, PARA A COMPREENSÃO DA BRANQUITUDE EM AMBIENTES DIGITAIS Autor: LUCAS COSTA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67331
Catalogação: 15/07/2024 Liberação: 15/07/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67331
Resumo:
Título: RAÇA E VIRTUAL INFLUENCER: UM ESTUDO CRÍTICO EM MARKETING, COM O USO DA SEMIÓTICA, PARA A COMPREENSÃO DA BRANQUITUDE EM AMBIENTES DIGITAIS Autor: LUCAS COSTA LIMA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67331
Catalogação: 15/07/2024 Liberação: 15/07/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67331
Resumo:
O projeto moderno de colonização do branco ibérico desencadeou em uma
sequência de fatos históricos que levaram a escravidão, o tráfico de africanos para
o Brasil, o genocídio de nativos e a construção de uma nova nação nas Américas.
Pouco a pouco a Branquitude, construto de poder imbuído na identidade racial do
branco, influenciou políticas públicas, a ciência, as artes e a imprensa no Brasil, e
devido a um pacto compulsório para manter privilégios, brancos se mantiveram fora
do radar como tema de estudos raciais até recentemente. Ambientes ou realidades
digitais refletem problemáticas colonialistas, e um desses reflexos é compreendido
a partir do entendimento em como os brancos são retratados e representados nestes
ambientes. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir da perspectiva teórica
de Branquitude, como a Lu, a Virtual Influencer da Magazine Luiza, é representada
nas redes sociais. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma análise semiótica
de 40 publicações. Após a análise semiótica, foi realizada uma análise crítica com
base em teorias de branquitude desenvolvida por autoras brasileiras, procurando
assim verificar a existência de elementos que compõem a identidade racial de Lu.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |