$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CENOMATOGRAFIA: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONCEITUAL DA CENA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM UMA MEMÓRIA PANDÊMICA
Autor: JOYCE DIAS DE ARAUJO LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67225
Catalogação:  08/07/2024 Liberação: 08/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67225

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre uma formulação conceitual preliminar que intitulo como cenomatografia, desenvolvida a partir da graduação em Artes Cênicas, concluída no ano de 2021 na PUC-Rio. Neste trabalho proponho uma discussão sobre gêneros artísticos como o teatro, o cinema, a performance, a música e o audiovisual com o objetivo de compreender alguns processos de hibridização. Proponho traçar um percurso de discussões sobre a contemporaneidade e os meios tecnológicos atuais, que contribuíram fortemente para a produção de materiais artísticos no contexto da pandemia do covid-19. Utilizando como referência três produções distintas produzidas neste período, busco percorrer discussões acadêmicas para examinar manifestações culturais que aconteceram neste passado recente: a primeira é uma peça reproduzida virtualmente intitulada Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021), dirigida por Fábio Ferreira com atuação de Carolina Virgüez, disponibilizada na plataforma Zoom; a segunda é o álbum Inbred (2021) e os videoclipes gerados a partir das músicas da cantora Ethel Cain e a terceira produção é a da atriz Isabela Mariotto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que mantém uma personagem na rede social Instagram, rede social onde grava seus vídeos desde o início da pandemia, em 2020. A proposta é desenvolver uma leitura analítica e comparativa de objetos culturais produzidos, na pandemia, por estes artistas, buscando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento preliminar da cenomatografia como conceito possível.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui