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Coleção Digital
Título: O DEUS DESIGUAL E A ÉTICA DA FORTUNA: SOBRE O ATEÍSMO DE PRIMO LEVI Autor: SIMONE GHELLI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 67210
Catalogação: 04/07/2024 Liberação: 04/07/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67210&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67210&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.67210
Resumo:
Título: O DEUS DESIGUAL E A ÉTICA DA FORTUNA: SOBRE O ATEÍSMO DE PRIMO LEVI Autor: SIMONE GHELLI
Nº do Conteudo: 67210
Catalogação: 04/07/2024 Liberação: 04/07/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67210&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67210&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.67210
Resumo:
Este ensaio examina o ateísmo de Primo Levi. Primeiramente,
reconstruo a reflexão de Levi sobre o
acaso em Se Isto É um Homem como núcleo de sua
compreensão universalista da experiência concentracionária.
Em Levi, a fortuna – uma ressignificação
moralizadora do acaso – representa a contingência
que decide sobre uma existência humana dramaticamente
marcada pela desigualdade fundamental
entre os afogados e os salvos. Esse é o pano de fundo
filosófico do capítulo “Outubro de 1944”, no qual
Levi esboça sua primeira tentativa de antiteodiceia,
a partir da qual delineia as bases de sua ética da fortuna.
Em segundo lugar, ao estender o escopo cronológico
de minha análise até a década de 1980, defino
o ateísmo filosófico de Levi em termos de antiteodiceia
social. Mostro como a questão da desigualdade,
natural e política, constitui a suprema contradição
para uma compreensão teísta da Providência, cuja
intervenção no mundo humano tende a ampliar as
estruturas onto-antropológicas de dominação política.
Finalmente, examino o conto de 1971 “Agentes
de Negócio” (“Procacciatore d’affari”), no qual
Levi esboça a estrutura conceitual de uma ética da
fortuna, na qual a escolha do acaso constitui o ato
igualitário fundamental para desativar o dispositivo
teológico e político do privilégio.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |