$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MUSEUS, INFÂNCIA E PERTENCIMENTO: PROPOSTAS DO PROJETO EXPERIMENTE CULTURA PARA O ACESSO AOS MUSEUS
Autor: ISABELA DE SOUZA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67188
Catalogação:  04/07/2024 Liberação: 04/07/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67188&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67188&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67188

Resumo:
O objetivo desta dissertação é investigar os recursos e estratégias pedagógicas adotadas pelo projeto Experimente Cultura que facilitam a visita de crianças de escolas públicas ao museu. A intenção é, portanto, analisar as estratégias implementadas para promover a identificação dos grupos escolares com as experiências disponibilizadas. O Experimente Cultura é um projeto apoiado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal da Cultura, direcionado aos estudantes da rede pública e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que busca incentivar a visita a espaços culturais e proporcionar experiências de imersão em ambientes que expressam a história, arte e cultura na Cidade do Rio de Janeiro. Com base nos objetivos delineados para esta pesquisa, foram utilizados dois recursos metodológicos para a produção de dados: entrevista semiestruturada com a curadora do projeto, visando compreender a origem do projeto e sua proposta; e observação não participante das atividades do projeto com os grupos escolares nas escolas e nos museus, de modo a analisar o funcionamento efetivo do projeto e investigar as estratégias e recursos utilizados durante a visita. Fez-se a observação de dezenove visitas nos museus e nas escolas ao longo de novembro e dezembro de 2023. Com o intuito de responder aos objetivos da pesquisa, foram utilizados referenciais do campo da Cultura, como Bauman, Ortiz, Eagleton e Laraia, e do campo dos Estudos de Público, como Koptcke, Pereira, Mano e Bevilaqua. As pesquisas nesses campos buscam entender de que maneira os grupos sociais estabelecem conexões e interações com espaços culturais, como os museus. Além disso, busca-se compreender os modos pelos quais as práticas culturais influenciam as percepções, identidades e experiências nos diferentes contextos sociais. Os estudos de público destacam que nem todos os grupos sociais conseguem acessar os museus devido a barreiras de ordem social, econômica e geográfica e, nessa perspectiva, tornam-se eficazes para investigar as causas e democratizar o acesso aos espaços de cultura. Os dados obtidos na realização da pesquisa indicam que o Projeto Experimente Cultura, ao proporcionar recursos como transporte, alimentação, atividades culturais tanto nas escolas quanto nos museus, e implementar estratégias pedagógicas para promover a identificação dos grupos escolares com os espaços culturais, não apenas facilita a participação do público escolar, mas também estabelece uma aproximação significativa entre as crianças e os museus.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui