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Título: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PALESTINA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS ESCOLARES E A MOBILIZAÇÃO DE ELEMENTOS ESTATAIS NA AUSÊNCIA DE UM ESTADO E A SUA INFLUÊNCIA NA NEGOCIAÇÃO DE ACORDOS SOBRE A REGIÃO
Autor: THAIS LACERDA QUEIROZ CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67139
Catalogação:  25/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67139&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67139

Resumo:
Analisando os processos de construções de nações e estados europeus, percebe-se que estes são assumidos como modelos em nosso atual sistema, mas que não necessariamente todos os seus desdobramentos são a melhor opção para a garantia de direitos para muitos grupos identitários. Compreendendo o processo de aprendizado e formação cognitiva dos jovens através da educação, analisamos elementos da formação da identidade palestina por meio da análise do conteúdo de livros escolares utilizados em escolas para palestinos, percebendo elementos em destaque como o território, o Direito de Retorno, o não reconhecimento do direito de existir do outro, a utilização de narrativas unilaterais, o enaltecimento do self e a lógica do outro como inimigo. Por meio de uma análise que entende as ameaças como culturalmente produzidas e a linguagem como protagonista neste processo, estudamos os processos de negociações de paz e como estes seguem um modelo específico que não é capaz de perceber as consequências das mobilizações destes elementos na construção de identidades e a importância das identidades na construção de diálogos, tornando-se ineficiente na tentativa de parar a violação de direitos humanos e uma ocupação ilegal.

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