$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: GUANTÁNAMO E SEU IMPENSADO POSFÁCIO: A EXTENSÃO DE UM REGIME DE EXCEÇÃO PELA ESTRATÉGIA DE REASSENTAMENTO DE EX-DETENTOS NO URUGUAI
Autor: SAMANTHA D ALMEIDA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IGOR ABDALLA MEDINA DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67138
Catalogação:  25/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67138&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67138

Resumo:
Em fevereiro deste ano, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama lançou o que chamou de seu novo plano para o fechamento do centro de detenção de Guantánamo, em Cuba. A falta de inovações na estratégia proposta demonstra a insistência estadunidense numa política de transferência de detentos, já provada fracassada e não revisada, como solução para o problema. O estudo do processo de reassentamento de ex-detentos da unidade no Uruguai enseja a percepção de graves falhas de planejamento em sua execução, o que permitiu que o regime de exceção originário de Guantánamo sobrevivesse na vida destes homens para além de sua experiência no campo. Desta forma, conclui-se que todo o debate atual acerca da instalação se encontra desviado, na medida em que está constrito à procura de uma saída para a existência física e material de Guantánamo, falhando em perceber que, na verdade, o regime de exceção criado para e ao redor do campo, principal responsável pela mancha na história estadunidense que Obama se diz empenhado em remediar, se estende muito além dos limites geográficos de sua base naval na pequena ilha cubana.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui