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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MARKETING E SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DE QUATRO EMPRESAS MULTINACIONAIS ATUANDO NO BRASIL Autor: ANNE BAHIEH ZEHOUL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67098
Catalogação: 20/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67098
Resumo:
Título: MARKETING E SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DE QUATRO EMPRESAS MULTINACIONAIS ATUANDO NO BRASIL Autor: ANNE BAHIEH ZEHOUL
Nº do Conteudo: 67098
Catalogação: 20/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67098
Resumo:
A disciplina de marketing vem discutindo o tema de sustentabilidade desde a
década de 1970, em um debate que se torna cada vez mais relevante para a
sociedade à medida em que os padrões de consumo são insustentáveis diante da
necessidade de conservar os recursos naturais. Com sua popularização, o discurso
sobre sustentabilidade incorpora aspectos sociais e passa a focar em como garantir
qualidade de vida a todos sem ultrapassar os limites ambientais do planeta. A
disciplina do macromarketing, com sua abordagem sistêmica, que observa um
fenômeno sob a perspectiva das micro interações e, ao mesmo tempo, como estas
ações se inserem nas macroestruturas sociais, vem se mostrando melhor apropriada
para a compreensão de fenômenos complexos. Utilizando uma abordagem de
sistemas de provisionamento este estudo visa compreender como as práticas de
marketing podem influenciar padrões de consumo mais sustentáveis. No contexto
da logística reversa, foi realizado um estudo de caso múltiplo que entrevistou
experts e executivos de sustentabilidade e marketing de quatro grandes empresas.
O presente trabalho contribui com a discussão sobre sistemas de provisionamento
expondo complexidades ainda não abordadas na literatura, que ampliam o
entendimento sobre o funcionamento dos sistemas de provisionamento. A análise
das práticas de marketing de quatro grandes empresas de setores distintos atuantes
contribui para um melhor entendimento das melhores práticas e obstáculos para que
haja maior integração entre as práticas de marketing e os objetivos de
sustentabilidade das empresas, detalhando aspectos operacionais que são cruciais
para esta integração e que pouco são abordados na literatura.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |