$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MARKETING E SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE LOGÍSTICA REVERSA DE QUATRO EMPRESAS MULTINACIONAIS ATUANDO NO BRASIL
Autor: ANNE BAHIEH ZEHOUL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67098
Catalogação:  20/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67098&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67098

Resumo:
A disciplina de marketing vem discutindo o tema de sustentabilidade desde a década de 1970, em um debate que se torna cada vez mais relevante para a sociedade à medida em que os padrões de consumo são insustentáveis diante da necessidade de conservar os recursos naturais. Com sua popularização, o discurso sobre sustentabilidade incorpora aspectos sociais e passa a focar em como garantir qualidade de vida a todos sem ultrapassar os limites ambientais do planeta. A disciplina do macromarketing, com sua abordagem sistêmica, que observa um fenômeno sob a perspectiva das micro interações e, ao mesmo tempo, como estas ações se inserem nas macroestruturas sociais, vem se mostrando melhor apropriada para a compreensão de fenômenos complexos. Utilizando uma abordagem de sistemas de provisionamento este estudo visa compreender como as práticas de marketing podem influenciar padrões de consumo mais sustentáveis. No contexto da logística reversa, foi realizado um estudo de caso múltiplo que entrevistou experts e executivos de sustentabilidade e marketing de quatro grandes empresas. O presente trabalho contribui com a discussão sobre sistemas de provisionamento expondo complexidades ainda não abordadas na literatura, que ampliam o entendimento sobre o funcionamento dos sistemas de provisionamento. A análise das práticas de marketing de quatro grandes empresas de setores distintos atuantes contribui para um melhor entendimento das melhores práticas e obstáculos para que haja maior integração entre as práticas de marketing e os objetivos de sustentabilidade das empresas, detalhando aspectos operacionais que são cruciais para esta integração e que pouco são abordados na literatura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui