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Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Autor: MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA LOLE (ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67078
Catalogação:  18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central analisar a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS como estratégia de (re)afirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Busca refletir sobre a educação burguesa para a formação de capital humano e a educação em uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica; examinar o processo de transformação e precarização no mundo do trabalho e seus rebatimentos no Serviço Social no contexto do capitalismo contemporâneo; e compreender o acirramento da precarização do trabalho da assistente social. A questão norteadora desta pesquisa é que a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS fortalece o Projeto Ético-Político do Serviço Social, no entanto, o avanço da precarização do trabalho impacta os espaços de organização e formação das assistentes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estratégias metodológicas que envolvem revisão bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos do Conjunto CFESS/CRESS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relatórios do Banco Mundial. A análise dos dados mostra a relação intrínseca entre educação e trabalho, a mercantilização da educação e a importância de uma educação como instrumento de emancipação humana. Explicita também os desafios colocados ao Serviço Social na defesa de uma educação permanente.

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