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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL Autor: MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA LOLE (ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67078
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078
Resumo:
Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL Autor: MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA
Nº do Conteudo: 67078
Catalogação: 18/06/2024 Liberação: 24/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central analisar a Política de
Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS como estratégia de
(re)afirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Busca refletir sobre a
educação burguesa para a formação de capital humano e a educação em uma
perspectiva emancipatória e contra-hegemônica; examinar o processo de
transformação e precarização no mundo do trabalho e seus rebatimentos no
Serviço Social no contexto do capitalismo contemporâneo; e compreender o
acirramento da precarização do trabalho da assistente social. A questão norteadora
desta pesquisa é que a Política de Educação Permanente do Conjunto
CFESS/CRESS fortalece o Projeto Ético-Político do Serviço Social, no entanto, o
avanço da precarização do trabalho impacta os espaços de organização e formação
das assistentes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estratégias
metodológicas que envolvem revisão bibliográfica e pesquisa documental com
análise de documentos do Conjunto CFESS/CRESS, Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Organização
Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) e relatórios do Banco Mundial. A análise dos dados mostra a relação
intrínseca entre educação e trabalho, a mercantilização da educação e a
importância de uma educação como instrumento de emancipação humana.
Explicita também os desafios colocados ao Serviço Social na defesa de uma
educação permanente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |