XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LUZES, CÂMERA, REPRESENTAÇÃO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE BOLLYWOOD E SEU IMPACTO SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL INDIANA Autor: FRANCO NAPOLEAO AGUIAR DE ALENCASTRO GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66967
Catalogação: 07/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66967
Resumo:
Título: LUZES, CÂMERA, REPRESENTAÇÃO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE BOLLYWOOD E SEU IMPACTO SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL INDIANA Autor: FRANCO NAPOLEAO AGUIAR DE ALENCASTRO GUIMARAES
Nº do Conteudo: 66967
Catalogação: 07/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66967
Resumo:
De sua fundação até os anos 1990, Bollywood constituiu uma alternativa ao
cinema ocidental, trabalhando com uma linguagem inspirada na cultura do
subcontinente indiano e desmistificando assim a superioridade ocidental e seu
papel como referência. Com a globalização, contudo, a exportação dos filmes
indianos ganha força e com ela, a necessidade de conquistar novos mercados,
sobretudo no ocidente desenvolvido. A aprovação pelo público ocidental
começa assim a pautar os filmes de Bollywood, em um processo guiado pelas
elites, que querem definir a forma como a Índia é representada no exterior.
Dentro dos filmes, isso significa uma perda do protagonismo das classes
trabalhadoras indianas e um enaltecimento do ocidente, adotado como
referência, configurando assim um processo de colonização da mente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |