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Título: INSERÇÃO DOS PAÍSES ASIÁTICOS NA CADEIA GLOBAL DE VALORES DA INDÚSTRIA TÊXTIL E CONFECÇÕES: FAVORECEU OU PREJUDICOU?
Autor: CAROLINA BALBOA ROSINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66912
Catalogação:  04/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66912&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66912

Resumo:
As últimas décadas vêm presenciando economias mais interdependentes e conectadas, dando origem ao fenômeno conhecido como Cadeia Globais de Valores (CGVs). Esse fenômeno está alterando os padrões do comércio e da produção mundial, sinalizando maiores oportunidades de inserção para os países asiáticos, já que podem se especializar em alguma etapa da produção. Sem dúvidas, esse novo cenário do comércio mundial proporcionou uma grande oportunidade para as economias da China, de Bangladesh, do Camboja e do Vietnã no setor têxtil e confecções. Entretanto, essa mudança se encaminha para uma forma de produção que se preocupa primordialmente com os grandes interesses comerciais: maximizar lucros e minimizar custos. As precárias condições de trabalho, baixos salários e exploração da mão de obra desses países, são algumas das consequências sociais desse fenômeno. Sendo assim, este trabalho buscará analisar se a inserção dos países asiáticos na Cadeia Global de Valores da indústria têxtil e confecções favoreceu ou prejudicou esses países. Os consumidores têm um grande poder em suas mãos e por meio de um maior engajamento sobre as questões éticas que envolvem as roupas que consomem, é possível ver uma mudança na forma de consumir, rumo à um consumo mais consciente. Dessa forma, haverá maior pressão sobre grandes marcas por uma nova maneira de produzir, podendo ser o começo de um momento de mudança.

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