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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EXPRESSÃO DO JEITINHO BRASILEIRO EM INTERAÇÕES VIA CALL CENTER Autor: MARCOS FERNANDES DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6691
Catalogação: 18/07/2005 Liberação: 18/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6691&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6691&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6691
Resumo:
Título: A EXPRESSÃO DO JEITINHO BRASILEIRO EM INTERAÇÕES VIA CALL CENTER Autor: MARCOS FERNANDES DE SOUZA
Nº do Conteudo: 6691
Catalogação: 18/07/2005 Liberação: 18/07/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6691&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6691&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6691
Resumo:
Este trabalho trata das relações entre o contexto
contemporâneo de
trabalho, narrativas e identidade cultural brasileira. O
estudo revelou que a
realização de narrativas em centros de atendimento
telefônico ao cliente (call
center) é um dos meios lingüísticos pelos quais se pode
expressar o jeitinho
brasileiro, um modo de comportamento cultural que é
concebido como um traço
de identidade da cultura brasileira. Os clientes utilizam o
jeitinho para proteger
seus pedidos de ação por parte da empresa ou para remover
respostas
despreferidas a esses pedidos. O jeitinho, além de ser um
mecanismo de superação
de dificuldades ou obstáculos, é um estilo de comportamento
verbal caracterizado
por estratégias indiretas de persuasão e por apelos aos
sentimentos pessoais.
Contudo, o call center, por sua natureza tecnológica,
impessoal e inflexível, não
permite que o uso das estratégias do jeitinho tenham
sucesso. A lógica impessoal
do call center é incompatível com a lógica pessoal do
jeitinho. Tal confronto
acarreta impactos emocionais no cliente e não atende a uma
política de marketing
voltada para o consumidor brasileiro.