$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM HOSTILIDADES: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS
Autor: CAMILA DE SALLES COLEN SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JANA TABAK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66854
Catalogação:  29/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66854&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66854

Resumo:
A participação de crianças em hostilidades é um fato que se tornou preocupação internacional, principalmente a partir da segunda metade do século XX, com o fim da Segunda Grande Guerra e em um contexto de crescente valorização dos direitos humanos, entre eles os direitos das camadas consideradas mais vulneráveis, como as mulheres e as crianças. Em relação à proteção dos direitos da criança, algumas Convenções, Relatórios e Protocolos internacionais ao mesmo tempo em que protegiam, delimitavam as noções de infância e consequentemente os espaços que a criança deveria ocupar. Com o aumento de crianças que combatiam em guerras tanto na defesa de seus Estados como em grupos armados não estatais, as crianças ocupavam espaços que fugiam aos da infância normal que é a brincadeira, lazer, o espaço da família. Assim, essas Convenções tentavam mitigar o uso de crianças nesses conflitos e trazê-las de volta ao espaço que a criança deveria ocupar. Uma situação semelhante pode ser observada em contexto brasileiro: as crianças associadas ao tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. Por mais que vivam em um contexto diferente das crianças-soldado que lutam em alguns países do mundo, as crianças brasileiras em muito se assemelham a elas. Dentre as semelhanças podemos citar o porte de armas pesadas e o contexto de vulnerabilidade em que vivem que as levam a "escolher" se associar a esses grupos (armados, estatais, não-estatais). Assim, a presente monografia tem como objetivo geral verificar se existe algum tipo de relação entre as crianças envolvidas no tráfico de drogas e as crianças-soldado/ "crianças associadas a grupos armados ou forças armadas" e compreender as consequências de sua assimilação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui