XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENHANDO HISTÓRIAS EM MÍDIAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA EM OBRAS INTERATIVAS ILUSTRADAS QUE MISTURAM ANIMAÇÃO, QUADRINHOS E VIDEOGAME Autor: VINICIUS JOSE SHINDO MITCHELL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66841
Catalogação: 28/05/2024 Liberação: 28/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66841
Resumo:
Título: DESENHANDO HISTÓRIAS EM MÍDIAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA EM OBRAS INTERATIVAS ILUSTRADAS QUE MISTURAM ANIMAÇÃO, QUADRINHOS E VIDEOGAME Autor: VINICIUS JOSE SHINDO MITCHELL
Nº do Conteudo: 66841
Catalogação: 28/05/2024 Liberação: 28/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66841
Resumo:
A pesquisa teve como objetivo geral compreender a experiência e a interatividade em
objetos digitais ilustrados, que misturam animação, quadrinhos e videogame. A
construção destes objetos digitais, para visualização em sites (homepages) ou
aplicativos (apps) para smartphone, é baseada no desenho de ilustração, sendo este um
tipo de trabalho no qual a narrativa se desenvolve por meio de imagens desenhadas
junto ao texto (falado ou escrito), codificado em produtos para circulação cotidiana. No
estudo, foram consideradas questões elaboradas a partir de observações realizadas no
campo, tais como: Existe uma designação emergente para objetos que misturam
animação, quadrinhos e videogame? Existe um produto codificado, com uma audiência
e repositórios específicos? Quais são as dificuldades ou facilidades para o
desenvolvimento desse tipo de trabalho, tanto no contexto global quanto no brasileiro?
Que qualidades a ilustração pode trazer para o design em mídias digitais, considerando
a diversidade estilística que inclui desenho feito à mão e digital? A pesquisa
documental catalogou 118 objetos entre março de 2021 e fevereiro de 2024. Foram
realizadas 30 entrevistas com 17 realizadores brasileiros e 13 estrangeiros, nativos de
Alemanha, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Índia, Japão,
México, Taiwan e Uganda, entre animadores, quadrinistas, designers e game artists,
gerando dados qualitativos discutidos na tese. A pesquisa desenvolveu modelos de
análise para compreender a experiência e a interatividade em objetos digitais ilustrados,
buscando formas de discuti-los e discerni-los sem categorizá-los, a priori, como
animação, quadrinhos ou videogame. Autores das três grandes áreas abordadas, como
Marina Estela Graça (2006), animação; Thierry Groensteen (2015), quadrinhos; e
Jesper Juul (2005), videogame, embasaram a discussão teórica. Os resultados indicam a
inexistência de terminologia consolidada para designar essas obras que utilizam
misturas, bem como a existência de obstáculos na produção e circulação dos objetos.
No entanto, os achados sugerem que há um uso significativo da mistura de formatos e
da interatividade em obras interativas ilustradas, contribuindo para a construção de
sentido junto aos textos e ilustrações, estratégias que podem ser compreendidas e
replicadas no ensino e na prática do design em mídias digitais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |