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Título: DESENHANDO HISTÓRIAS EM MÍDIAS DIGITAIS: A EXPERIÊNCIA EM OBRAS INTERATIVAS ILUSTRADAS QUE MISTURAM ANIMAÇÃO, QUADRINHOS E VIDEOGAME
Autor: VINICIUS JOSE SHINDO MITCHELL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66841
Catalogação:  28/05/2024 Liberação: 28/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66841&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66841

Resumo:
A pesquisa teve como objetivo geral compreender a experiência e a interatividade em objetos digitais ilustrados, que misturam animação, quadrinhos e videogame. A construção destes objetos digitais, para visualização em sites (homepages) ou aplicativos (apps) para smartphone, é baseada no desenho de ilustração, sendo este um tipo de trabalho no qual a narrativa se desenvolve por meio de imagens desenhadas junto ao texto (falado ou escrito), codificado em produtos para circulação cotidiana. No estudo, foram consideradas questões elaboradas a partir de observações realizadas no campo, tais como: Existe uma designação emergente para objetos que misturam animação, quadrinhos e videogame? Existe um produto codificado, com uma audiência e repositórios específicos? Quais são as dificuldades ou facilidades para o desenvolvimento desse tipo de trabalho, tanto no contexto global quanto no brasileiro? Que qualidades a ilustração pode trazer para o design em mídias digitais, considerando a diversidade estilística que inclui desenho feito à mão e digital? A pesquisa documental catalogou 118 objetos entre março de 2021 e fevereiro de 2024. Foram realizadas 30 entrevistas com 17 realizadores brasileiros e 13 estrangeiros, nativos de Alemanha, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Índia, Japão, México, Taiwan e Uganda, entre animadores, quadrinistas, designers e game artists, gerando dados qualitativos discutidos na tese. A pesquisa desenvolveu modelos de análise para compreender a experiência e a interatividade em objetos digitais ilustrados, buscando formas de discuti-los e discerni-los sem categorizá-los, a priori, como animação, quadrinhos ou videogame. Autores das três grandes áreas abordadas, como Marina Estela Graça (2006), animação; Thierry Groensteen (2015), quadrinhos; e Jesper Juul (2005), videogame, embasaram a discussão teórica. Os resultados indicam a inexistência de terminologia consolidada para designar essas obras que utilizam misturas, bem como a existência de obstáculos na produção e circulação dos objetos. No entanto, os achados sugerem que há um uso significativo da mistura de formatos e da interatividade em obras interativas ilustradas, contribuindo para a construção de sentido junto aos textos e ilustrações, estratégias que podem ser compreendidas e replicadas no ensino e na prática do design em mídias digitais.

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