$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor: VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66834
Catalogação:  28/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834

Resumo:
A evolução é conteúdo essencial nas ciências biológicas por ser a explicação científica para a ancestralidade comum da vida, e para a origem da biodiversidade, senso assim o eixo integrador da biologia. Portanto, é imprescindível que evolução seja ensinada durante a educação básica. Dentro desse período da educação, evolução é um tema mal distribuído no currículo. No Ensino Fundamental II, o ensino de evolução é resumido apenas a ideias evolucionistas e seleção natural, sem a preocupação de aprofundá-lo abordando por exemplo outras forças evolutivas e do processo de especiação. Pensando nessa questão, o objetivo desse trabalho é a proposição de uma Sequência Didática Investigativa que auxilie no ensino-aprendizagem do tema de Evolução no Ensino Fundamental II, mais especificamente no 9º ano. As atividades propostas nessa sequência levam em conta as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento e visam apresentar o tema de evolução de uma forma mais abrangente para esse período da educação básica sob a perspectiva de um ensino por investigação, para que os alunos consigam aprender os conceitos do assunto e, junto a isso, tenham uma alfabetização científica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui