XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO MÉDIO Autor: VICTOR PIRES DE C.E ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66830
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66830
Resumo:
Título: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO MÉDIO Autor: VICTOR PIRES DE C.E ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66830
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66830
Resumo:
Um tópico da matéria de biologia que gera muita dificuldade nos estudantes é a biologia do desenvolvimento, também conhecida como embriologia. As dificuldades geradas são devido à nomenclatura difícil, conceitos abstratos, falta de conexão com o mundo real, conteúdos macro e microscópicos, dificuldade de visualização tridimensional, dificuldade de entender as modificações temporais do desenvolvimento, precariedade dos laboratórios e falta de recursos didáticos e etc. No entanto, uma estratégia didática que diminuiria esses problemas é a construção de modelos tridimensionais de etapas do desenvolvimento humano e animal. O objetivo deste trabalho é propor uma oficina pedagógica para estudantes do 2º ano do ensino médio utilizando uma metodologia ativa de ensino que visa a construção de modelos tridimensionais de diferentes fases da biologia do desenvolvimento. A oficina pedagógica será dividida em três etapas: (1) sensibilização e conscientização; (2) explicação e confecção das maquetes; e (3) etapa final e integradora. Esta atividade tem vários pontos positivos, como o fato dela ser realizada em um momento extraclasse em 4 horas, portanto não compromete o cronograma de aulas do plano de ensino do ano letivo escolar. Além disso, visa aprofundar o conteúdo de embriologia visto na aula expositiva, mas com um método ativo efetivo e diferente do tradicional. Espera-se que a proposta dessa oficina pedagógica seja motivadora para sua implementação no ambiente escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |