$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO MÉDIO
Autor: VICTOR PIRES DE C.E ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66830
Catalogação:  27/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66830

Resumo:
Um tópico da matéria de biologia que gera muita dificuldade nos estudantes é a biologia do desenvolvimento, também conhecida como embriologia. As dificuldades geradas são devido à nomenclatura difícil, conceitos abstratos, falta de conexão com o mundo real, conteúdos macro e microscópicos, dificuldade de visualização tridimensional, dificuldade de entender as modificações temporais do desenvolvimento, precariedade dos laboratórios e falta de recursos didáticos e etc. No entanto, uma estratégia didática que diminuiria esses problemas é a construção de modelos tridimensionais de etapas do desenvolvimento humano e animal. O objetivo deste trabalho é propor uma oficina pedagógica para estudantes do 2º ano do ensino médio utilizando uma metodologia ativa de ensino que visa a construção de modelos tridimensionais de diferentes fases da biologia do desenvolvimento. A oficina pedagógica será dividida em três etapas: (1) sensibilização e conscientização; (2) explicação e confecção das maquetes; e (3) etapa final e integradora. Esta atividade tem vários pontos positivos, como o fato dela ser realizada em um momento extraclasse em 4 horas, portanto não compromete o cronograma de aulas do plano de ensino do ano letivo escolar. Além disso, visa aprofundar o conteúdo de embriologia visto na aula expositiva, mas com um método ativo efetivo e diferente do tradicional. Espera-se que a proposta dessa oficina pedagógica seja motivadora para sua implementação no ambiente escolar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui