XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE BARALHO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA PARA O APOIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Autor: RAFAELA ROCHA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66829
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66829&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66829
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE BARALHO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA PARA O APOIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Autor: RAFAELA ROCHA DOS SANTOS
Nº do Conteudo: 66829
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66829&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66829
Resumo:
O uso de metodologias ativas na educação vem apresentando resultados positivos, pois despertam o interesse e consequentemente a participação dos alunos nas aulas. Além disso, essas metodologias facilitam o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas e conteúdos considerados complexos como a Biologia e a anatomia e fisiologia humana. Por meio de pré e pós-teste, os jogos didáticos, os quais são considerados como metodologia ativa, apresentam benefícios perante o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, professores encontram dificuldades para implementá-los em sala de aula, assim como para a implementação de atividades práticas de modo geral, além de existir baixa diversidade de tipos de jogos e temas abordados no mesmo. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um jogo de baralho para facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia humana abordado no ensino médio. O desenvolvimento do jogo foi baseado em dois trabalhos similares presentes na literatura. Para a elaboração do conteúdo específico das cartas, foram utilizados os livros Biologia e Biologia Hoje, e as mesmas foram confeccionadas no Word. O jogo contém 56 cartas, divididas em: cartas imagem, cartas conteúdo e cartas desafio. Sua aplicação pode ocorrer de duas maneiras ficando a critério do professor, entretanto, isso influenciará no número de baralhos que ele precisará ter em mãos. Para sua obtenção pode-se utilizar materiais de baixo custo, e contar com o auxílio dos alunos para recortar e plastificar as cartas. Além do jogo, foi elaborado um plano de aula, a fim de facilitar a aplicação da atividade em sala de aula, e sugestões pós-jogo, as quais o professor pode utilizar, caso deseje complementar a atividade. Sendo assim, o baralho desenvolvido vem a somar com a literatura e com a educação, abordando, de maneira lúdica, um conteúdo considerado complexo e de difícil entendimento, podendo despertar o interesse dos alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a diversificação dos tipos de jogos e conteúdos abordados nos mesmos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |