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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A GENTE NÃO ESTÁ VOLTANDO DE 30 DIAS DE FÉRIAS, A GENTE ESTÁ VOLTANDO DE 2 ANOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O TRABALHO DOCENTE Autor: PEROLA GABRIELA DE B F DOMINGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66828
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66828&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66828&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66828
Resumo:
Título: A GENTE NÃO ESTÁ VOLTANDO DE 30 DIAS DE FÉRIAS, A GENTE ESTÁ VOLTANDO DE 2 ANOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O TRABALHO DOCENTE Autor: PEROLA GABRIELA DE B F DOMINGUES
Nº do Conteudo: 66828
Catalogação: 27/05/2024 Liberação: 06/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66828&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66828&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66828
Resumo:
Esta tese tem como objetivo compreender a percepção de professoras da
Educação Infantil sobre as experiências educativas vivenciadas ao longo dos anos
2020, 2021 e 2022, período marcado pelos efeitos da pandemia da Covid-19 em
território brasileiro. O fechamento das escolas foi uma das medidas adotadas para
conter a propagação do vírus, o que demandou a criação de novas estratégias
educativas para garantir o direito à educação das crianças. Diante desse contexto
desafiador, o papel do professor se tornou ainda mais complexo, especialmente no
que diz respeito à educação de crianças pequenas em nossa cidade. Este estudo
busca aprofundar a compreensão das ações educativas desenvolvidas durante a
pandemia pelas professoras da Educação Infantil participantes da pesquisa,
abrangendo tanto os momentos de ensino remoto quanto o retorno presencial às
escolas. Para tanto, buscou-se subsídios na revisão de literatura sobre o tema
Educação Infantil e pandemia, bem como em estudos que abordam o fazer
docente e a infância. Os recursos metodológicos utilizados foram: (i) entrevistas
semiestruturadas com 10 professoras de Educação Infantil que atuam na cidade do
Rio de Janeiro em diferentes redes de ensino, com o intuito de compreender as
percepções e significados atribuídos pelas participantes da pesquisa acerca da
atuação docente e experiências educativas desenvolvidas durante a pandemia; (ii)
análise dos dados coletados por meio do método de Análise Temática, em diálogo
com a literatura produzida sobre o tema e conhecimentos do campo da Infância. Os
resultados revelaram que as professoras reinventaram suas práticas educativas e
buscaram estratégias para manter o vínculo com as crianças e suas famílias durante
o ensino remoto. O apoio das equipes gestoras e de outros(as) professores(as) foi
destacado como fundamental nesse processo. Apesar dos desafios impostos pela
pandemia, as professoras consideram esse período como uma oportunidade de
aproximação com os responsáveis, embora algumas famílias tenham enfrentado
dificuldades para acessar propostas pedagógicas devido à falta de tempo e/ou
recursos tecnológicos. O retorno presencial às escolas também foi apontado como
desafiador, devido à implementação de protocolos sanitários difíceis de serem
aplicados com a faixa etária da Educação Infantil. Assim, as narrativas das
professoras contribuíram para uma compreensão mais ampla de diferentes aspectos
do contexto pandêmico na Educação Infantil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |