XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DE PROTOZOÁRIOS NO ENSINO BRASILEIRO: PADRÕES E DÉFICITS NA APRENDIZAGEM Autor: PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66827
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66827
Resumo:
Título: ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DE PROTOZOÁRIOS NO ENSINO BRASILEIRO: PADRÕES E DÉFICITS NA APRENDIZAGEM Autor: PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 66827
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66827
Resumo:
Protozoários é a denominação dada aos organismos majoritariamente heterotróficos do grupo
Protista. Esse grupo possui singular importância tanto para a ciência, em estudos como
biomonitoramento, ecologia de comunidades e ecossistemas e controle de pragas, quanto para
algumas relações simbióticas e para os ecossistemas que habitam, como em solos e ambientes
aquáticos. No ensino de ciências e biologia brasileiro, o grupo é comumente ensinado nos
anos finais do ensino fundamental e posteriormente, revisitado no ensino médio com
diferentes abordagens. No presente estudo foram selecionados trinta e dois trabalhos
(dissertações de mestrado, monografias, resumos de anais de eventos acadêmicos, capítulos
de livros e artigos científicos), com o intuito de analisar como o conteúdo de protozoários é
transmitido em sala de aula, sua abordagem perante as principais características do grupo, sua
importância ecológica e para a pesquisa. Foi observado que o conteúdo de protozoários para
o ensino fundamental é mais detalhado, abordando morfologia e taxonomia dos grupos, em
comparação ao ensino médio, onde são abordadas majoritariamente as patologias que esses
organismos podem causar aos humanos. Por diversas vezes, as atividades práticas com
protozoários foram descritas como prazerosas pelos alunos e construtivas ao seu
conhecimento. Observou-se que os organismos foram de fácil obtenção e manipulação,
estimulando a curiosidade através da experiência laboratorial e promovendo o ensino não só
do grupo, como também de outros conteúdos de forma integrada, como a microscopia.
Constata-se desta forma, que a maneira como transmitimos o conteúdo de protozoários não
aborda de forma efetiva os avanços científicos e as principais características acerca destes
organismos, se fazendo necessário buscar por novas formas de ensinar o conteúdo no Brasil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |